SOBRE O ARES

Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES)

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde.

É um acervo público, com recursos em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde.

O ARES é alimentado de forma colaborativa e está alinhado aos princípios do Acesso Aberto, permitindo que qualquer pessoa possa acessar, baixar, copiar, distribuir e reutilizar os recursos educacionais livremente.

Seus recursos educacionais são produzidos por instituições de ensino e profissionais de reconhecida competência na área da saúde para compor as ofertas educacionais do Sistema UNA-SUS, e são validados e aprovados pelo Ministério da Saúde.

O ARES foi criado para atender você, produtor e usuário de conhecimento em saúde, que necessita cotidianamente de acesso a materiais confiáveis, seja para o ensino e a aprendizagem, seja para o apoio à prática profissional.

Navegue e descubra!

Nossa importância

O ARES é uma importante ferramenta de apoio ao ensino, a aprendizagem e a prática em saúde, pois:

  • Amplia as oportunidades de aprendizado e qualificação em saúde
  • Potencializa a construção coletiva e a troca de conhecimento
  • Contribui para a diminuição de gastos de produção de material para cursos
  • Amplia a visibilidade de autores e instituições de ensino

Ao possibilitar o acesso aberto a recursos educacionais abertos de qualidade, o ARES amplia as oportunidades de aprendizado e a qualificação dos profissionais de saúde em todo o país. A qualificação desses profissionais contribui para o aprimoramento da gestão e da qualidade da assistência em saúde, fortalecendo o desenvolvimento dos recursos humanos em saúde pública.

Por estarem em acesso aberto os recursos educacionais do ARES podem ser reutilizados tanto por profissionais da saúde em seus estudos e prática profissional cotidiana, quanto por instituições de ensino na composição de novas estratégias educacionais, diminuindo assim os gastos e esforços na produção de conteúdo.

Ao disseminar o conhecimento em saúde de forma livre e gratuita, o ARES viabiliza o acesso democrático ao conhecimento, propicia a sua construção coletiva e oportuniza a troca de experiências em saúde.

ReUtilize e comprove!

Visibilidade nacional e internacional

O ARES é indexado por plataformas nacionais e internacionais de materiais digitais.

Significa que todos os recursos disponíveis no acervo podem ser pesquisados e encontrados também em outras plataformas, como o Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) e o Educare da Fiocruz, e diretórios internacionais de repositórios digitais, como o OpenDOAR, e o ROAR. A inclusão do ARES nessas plataformas potencializa a disseminação do conhecimento em saúde e, consequentemente, a visibilidade dos autores e instituições de ensino que publicam no repositório.

Além das instituições que compõem a Rede UNA-SUS, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Programa Telessaúde Brasil Redes colaboram no compartilhamento e disseminação dos recursos educacionais do repositório.