Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por Palavras-chave DeCS " Acesso à Informação "
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Trabalho de conclusão de cursoAções de prevenção e tratamento da sífilis na população da comunidade Campo da Tuca, no município Porto Alegre - RSWILDGRUBE, Luciane Regina; DANIELEWICZ, Ana LuciaIntrodução: a comunidade Campo da Tuca, localizada no município de Porto Alegre – RS, está enfrentando variados problemas de saúde pública, dentre os quais se destaca a sífilis. Apesar da Unidade Básica de Saúde (UBS) contar com três equipes, as mesmas não estão completas, o que acarreta baixa testagem de pacientes, além da pouca aderência ou abandono do tratamento. Desta forma torna-se imprescindível propor estratégias para diminuir os casos de Sífilis na população e quebrar seu ciclo transmissor. Objetivo: propor ações de saúde para prevenção e tratamento da sífilis na população atendida na comunidade Campo da Tuca, no município Porto Alegre - RS. Metodologia: serão incluídos pacientes com cadastro e que realizem consultas na UBS. Serão realizadas ações educativas, ampliação de testagens e da oferta de tratamentos, assim como palestras e distribuição de panfletos informativos e de preservativos. Todas as intervenções serão realizadas pela equipe da UBS, com uma frequência quinzenal e/ou mensal. Resultados esperados: espera-se que a população aumente seu conhecimento sobre o que é a sífilis, como prevení-la e como tratá-la em caso de contágio. Assim, mediante aumento da informação, espera-se que os casos de sífilis diminuam e a cadeia de transmissão de novos casos seja rompida na população da comunidade.
- Trabalho de conclusão de cursoAplicação de medidas socioeducativas para a diminuição do número de casos de verminoses na comunidade Delamare, Japeri - RJARAUJO, Marcos Camara De; FERNANDES, Camila MarianoA comunidade de Delamare, marcada por caracteristicas rurais, possui um contexto social precário. Nesse contexto, a incidência e prevalência de verminoses são alarmantes, além dofato dos casos serem abordados pela equipe já em estagio bem avançado. As doenças parasitárias são sustentadas pela tríade epidemiológica: condições do hospedeiro, o parasita e o meio ambiente. Logo, a partir de ações educativas contra verminoses, que priorizem cuidados básicos preventivos, principalmente higiênicos, e a identificação dos sintomas característicos iniciais das verminoses, ocorrendo dentro do ambiente da unidade de saúde da família e na escola que se encontra dentro o território descrito. pela equipe de atenção básica pode ser estratégias bastante efetivas para o controle destas doenças. Frente a essa realidade, este trabalho se propõe a elaborar um projeto de intervenção com objetivo de elaborar ações de educação em saúde para prevenção de verminoses na comunidade de Delamare do município de Japerí- Rio de Janeiro. Para isto será eleito tópicos importantes dentro da temática em conjunto com a comunidade e revisão de protocolos de intervenção. Ações educativas contra verminoses serão realizadas. A equipe de saúde integrada no controle da doença, programará ações que levem a população a estabelecer cuidados básicos preventivos, principalmente de higiene, e a identificação dos sintomas característicos iniciais das verminoses. A estratégia terá como base a capacitação dos profissionais de saúde e dos agentes comunitários para que possam ser a via tanto de transmissão de conhecimento, quanto de mobilização da população para atividades a serem realizadas. Serão oferecidos encontros educativos na escola, impactando a comunidade pela unidade base da toda a sociedade: a família. Em decorrência do elevado numero de casos de verminoses e frente à eficácia dos tratamentos disponibilizados, pelo baixo custo do mesmo e pela recorrente abordagem em casos já em estágios muito avançados a equipe visa reduzir estas ocorrências, oferecendo instrução e ferramentas básicas para a redução da exposição aos agentes infectantes precocemente. Para os resultados esperados é proposta uma tabela de avaliação para um ano após a implementação das ações, de forma o obter todos os parâmetros necessários para a classificação de eficiência ou não das propostas de intervenção.
- Trabalho de conclusão de cursoAumento da adesão medicamentosa em doenças crônicas não transmissíveis em um município de Santa CatarinaANJOS, Paula Kühl Dos; CÓRDOVA, Daymee Taggesell DeIntrodução: Há muitos anos são feitos diversos programas e ações para prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), afinal elas fazem parte de um problema de saúde mundial. Uma imensa parte das DCNT pode ser controlada pelo uso de medicamentos, sendo o acesso e a utilização adequada requisitos fundamentais para o sucesso terapêutico. A adesão medicamentosa é um processo comportamental complexo e pressupõe o compromisso irrevogável às orientações de uma equipe de saúde multidisciplinar e a não adesão é um impedimento ao alcance dos objetivos terapêuticos e leva a consequências para o paciente e para o sistema de saúde. Dados da literatura têm demonstrado que, quando os pacientes se tornam conhecedores de suas doenças e dos benefícios do tratamento, eles passam a aderir mais ao tratamento, principalmente quando manejados de forma multidisciplinar. A pesquisa tem como problema central a má adesão medicamentosa. Objetivo: A intervenção tem como objetivo melhorar a adesão medicamentosa de pacientes com DCNT. Metodologia: A pesquisa acontecerá na Unidade avançada de Rodeio - Santa Catarina, a qual abrange uma população de 1302 pessoas. Será desenvolvido um material informativo sobre DCNT que incluirá informações relacionadas ao uso de medicações de uso contínuo para DCNT e informações educativas. As informações também estarão expostas em dois banners que ficarão fixados nos corredores da unidade de saúde. Todos os profissionais de saúde da unidade serão o ponto chave para a distribuição do material, dando informações sobre os medicamentos, sua utilização e esclarecendo dúvidas e inseguranças dos pacientes. Resultados esperados: Espera-se que as informações repassadas no material informativo sobre DCNT consiga evitar prescrições com polimedicamentos e priorizar medicamentos fornecidos pelo SUS, além de diminuir as principais dúvidas dos paciente quanto a suas prescrições medicamentosas e, assim, aumentar a adesão e facilitar o uso das medicações.
- Trabalho de conclusão de cursoLevantamento sobre os principais problemas que levam a população a procurar os serviços de saúde visando diminuir o fluxo de atendimento na UBS do município de Rondon, PRSILVA, Elaine Gomes Da; CAMPOS, Dalvan Antônio DeA procura pelos serviços ofertados pelo SUS é cada dia maior em todos os lugares do Brasil, e em todas as suas abrangências como consultas, realizações de exames, medicações, vacinas, consulta com especialistas entre os demais serviços. Porém muitas vezes as unidades de saúde não conseguem acompanhar tamanha demanda de procura e isso acaba gerando insatisfação da população. Na unidade de saúde em Rondon podemos encontrar esta mesma situação que é a problemática acerca da necessidade de organização do fluxo de atendimento e consequente sobrecarga da demanda. Por isso, decidimos trabalhar este tema neste projeto de intervenção. O objetivo do projeto é desenvolver ações educativas e práticas de gestão para melhorar o fluxo de trabalho e atendimento dos usuários da Unidade Básica de Saúde do município de Rondon, PR. A metodologia do trabalho consiste em realizar uma reunião com os profissionais da área de saúde sobre o projeto de intervenção e sua importância, logo iniciará o trabalho conjunto para identificação dos problemas que levam a população a procurar pelos serviços de saúde e já elaborar planos de ações que visem diminuir o fluxo de pessoas na UBS, além disto também serão realizadas ações educativas e de orientação a população sobre o funcionamento do SUS e da UBS. Esperamos com este projeto conseguir realizar um levantamento sobre os principais problemas que levam a população a procurar os serviços de saúde e através disto realizar ações que visem diminuir o fluxo de atendimento na UBS, também esperamos realizar orientação com toda comunidade sobre o funcionamento do SUS para que saibam quais seus diretos e também seus deveres e com essas ações consequentemente esperamos que não tenha mais sobrecarga de atendimento no estabelecimento.
- Trabalho de conclusão de cursoO impacto da informação aos pais na cobertura da Puericultura: um projeto de intervervenção em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Uruguaina/RSMARTÍNEZ, Verónica Alejandra Riquelme; TESSER JUNIOR, Zeno Carlos TesserIntrodução: A Puericultura é definida como um conjunto de regras e noções que visam assegurar o perfeito desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. O cuidado da criança, considerando aspectos biológicos, psicológicos e sociais, pode prevenir doenças, auxiliar na expressão genética plena, livre de interferências do meio, e resultar em um adulto mais saudável, com melhor qualidade de vida, produtivo, pleno e feliz, e em decorrência, um idoso com alta reserva funcional biológica, que permita um final da vida digno. A falta de Puericultura produzirá um impacto negativo sobre a morbidade e mortalidade infantil, e condições de vida da futura vida adulta, não só no nível individual, mas também no nível macrossanitário. Na ESF 21 “Centro”, de Uruguaiana/RS, se detectou uma baixa taxa de acompanhamento em Puericultura, de 24%. As causas seriam a falta de informação dos pais, e crianças da área que consultam em outra unidade de saúde (Policlínica Infantil). Objetivo: Aumentar a informação dos pais e reorganizar o fluxo de atendimento às crianças, com duas ações simples e económicas direcionadas às gestantes que realizam pré-natal na unidade, e às crianças da área de abrangência, desde o nascimento até os 5 anos, podendo ser incorporadas permanentemente à rotina habitual da unidade. Metodologia: A primeira ação será criar um panfleto colorido com informação sobre Puericultura, e calendário de consultas, que será grampado na capa da carteira da gestante durante o terceiro trimestre, reforçando as informações durante as consultas. A segunda ação será organizar uma reunião com os profissionais da Policlínica para redirecionar as crianças à ESF 21. Resultados esperados: se espera aumentar a cobertura para 80% nas consultas de puericultura até final de 2021, o que será considerado Ótimo na mensuração com indicadores próprios.
- Trabalho de conclusão de cursoO papel da contracepção e planejamento familiar na saúde preventiva da Atenção PrimáriaBRAGA, Ana Cecília Lima; LAZZARI, Daniele DelacanalO presente trabalho tem como objetivo assegurar o acesso a informação em relação disponibilidade dos métodos contraceptivos e como o planejamento familiar adequado interfere no curso da gestação e período neonatal/pós natal/puerpério, melhorando a qualidade do atendimento ginecológico e obstétrico das pacientes atendidas na unidade de saúde Guilherme Reich do município de Concórdia. Para determinado fim, foram utilizados dados colhidos da plataforma digital de registro de atendimentos - E-SUS, com ações de planejamento familiar e discussão com as pacientes sobre anticoncepção, podendo ela ser reverssível ou definitiva e avaliada de maneira individual. A anticoncepção e planejamento familiar são medidas de saúde preventiva e coletiva, demonstrando e incentivando o conhecimento em relação a ciclo menstrual, liberdade de escolha e autonomia sobre o proprio corpo. Tal medida é fundamental para o entendimento de como a atençao primária pode intervir e prevenir agravos futuros, acrescentando qualidade de vida a população.
- Trabalho de conclusão de cursoPlano de ação para a redução do tabagismo da comunidade adstrita à Unidade de Saúde Parque São José/Belford Roxo - RJCOELHO, Cibele De Oliveira Alvarenga; LINO, Monica MottaIntrodução: O tabagismo nas últimas décadas tornou-se um problema social grave, devido aos diversos problemas gerados à saúde. O uso do tabaco é responsável por ser a maior causa de doenças e mortes evitáveis em todo o mundo. O panorama mundial mostra que embora o consumo de derivados do tabaco, especificamente cigarros, venha caindo na maioria dos países desenvolvidos, a demanda global por esses produtos aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente às custas do crescimento da demanda nos países em desenvolvimento. Só no Brasil, o tabaco é responsável por 200 mil óbitos por ano, média de 23 óbitos por hora. Objetivo: Propor um plano de ação para reduzir a prevalência do tabagismo na unidade de saúde Parque São José/Belford Roxo - RJ. Metodologia: Serão levantados dados de saúde sobre os pacientes tabagistas e dependentes químicos e psiquicos de nicotina na UBS em que atuo, de modo a realizar um plano de ação direcionado a eles. Também serão disponibilizados acompanhamento e tratamento (psicologico e farmacológico), além de realizar reuniões mensais com os mesmos. Resultados esperados: Através da metodologia apresentada busca-se, em linhas gerais, uma redução drástica no consumo do tabaco (Alcatrão). Com a obtenção desse resultado, espera-se também a observancia na melhora das finanças das famílias que possuiam em seu lar um consumidor regular de maços de cigarros, tendo em vista o abandono ou até mesmo a diminuição da compra pelos mesmos. Não obstante, como consequência direta do encerramento ou redução do fumo, visa-se constatar uma melhora da qualidade de vida do usuário no que tange as afecções do aparelho cardiovascular e respiratório, como exemplo o câncer de pulmão ou infarto agudo do miocárdio. Para além dos benefícios individuais, é importante ressaltar que também espera-se uma melhora na qualidade de vida do círculo social ao qual o paciente está inserido (principalmente seus familiares), pois evitariamos que esses fumantes passivos fossem expostos a fumaça e toxinas que prejudicaria igualmente a saúde dos mesmos.
- Trabalho de conclusão de cursoProjeto de Intervenção: Uso abusivo de psicofármacos na população da Unidade Básica de Saúde Central, Dilermando de Aguiar - RSKOERICH, Luan; SENA, Adnairdes Cabral DeOs psicofármacos são medicamentos que agem no sistema nervoso central (SNC), produzindo alterações de comportamento, percepção, pensamento e emoções, e podem levar à dependência em alguns casos. Órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Internacional Narcotics Control Board (INCB), têm alertado acerca do uso indiscriminado e do insuficiente controle de medicamentos psicotrópicos nos países em desenvolvimento. No Brasil, esse alerta foi reforçado por estudos que mostraram uma grave realidade relacionada ao uso de benzodiazepínicos. Observou-se que a comunidade da Unidade Básica de Saúde Central do município de Dilermando de Aguiar, no estado do Rio Grande do Sul, que existem moradores vulneráveis a diversas situações e fatores relacionados às questões sociais, econômicas e de saúde, dentre elas destaca-se o alto índice de idosos com uso abusivo de álcool e de psicotrópicos. Portanto, este estudo tem o objetivo de propor uma intervenção para diminuir o uso abusivo de psicotrópicos na UBS Central. O público alvo serão os usuários cadastrados nessa unidade e que fazem uso de medicação de psicotrópicos. Pretende-se acompanhar esses pacientes através do acolhimento e fornecer orientações da terapêutica, esclarecendo o uso abusivo desses medicamentos. Assim como, envolver os familiares no tratamento e fornecer estratégias para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessa comunidade. Espera-se através desse projeto de intervenção, que o grupo da UBS, tenha como resultado a adesão da comunidade cadastrada, com o envolvimento dos pacientes e seus familiares. E as estratégias utilizadas venha proporcionar maior adesão, integração e melhoria na qualidade de vida dos moradores dessa comunidade.
- Trabalho de conclusão de cursoRedução das vulnerabilidades do profissional de saúde no atendimento ao Covid-19COUTO, Gilvania Magliano Do; COSTA, Inácio Alberto PereiraIntrodução: Com a pandemia de COVID-19 um crescente número de profissionais de saúde foi infectado pelo coronavírus. Isso aumenta a chance de transmissão dentro das unidades de saúde e reduz a quantidade de profissionais na linha de frente de atuação contra o coronavírus. Objetivo: Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo criar uma proposta de prevenção do COVID-19 para a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde. Metodologia: A intervenção ocorrerá em reuniões semanais de equipe entre médicos e enfermeiros com demais profissionais para a discussão e prática de alguns assuntos como a técnica de lavagem das mãos e métodos de higiene individual e dos ambientes; paramentação da equipe, retirada dos equipamentos de proteção individual e descarte adequado dos mesmos; monitoramento dos pacientes infectados; distanciamento individual na unidade e fluxograma de atendimento de pacientes com sintomas respiratórios; boletim epidemiológico e atualizações acerca do novo coronavírus. Resultados Esperados: Espera-se que, através da proposta de intervenção, menor número de profissionais da Unidade Básica de Saúde seja infectado. Com isso ocorrerá redução da transmissibilidade no ambiente de trabalho. Além disso, com menor número de profissionais doentes, maior a equipe disponível para atuar durante a pandemia. Uma equipe munida de informações e trabalhando de forma padronizada, poderá trabalhar se protegendo e orientando adequadamente os usuários.