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660 RESULTADOS
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Ceballos, Albanita Gomes da Costa17/Jun/2016Esta cartilha faz parte dos materiais didáticos dos cursos de especialização para trabalhadores vinculados à Atenção Básica ofertados pela UFPE. Entende-se que uma prática em saúde preventiva e assistencial de qualidade baseia-se na compreensão das características e necessidades da população atendida. Para tanto, é preciso conhecer a história so...
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Verdi, Marta Inez Machado16/Aug/2012No objeto sobre modelos conceituais é salientado que existem diferentes conceitos que determinam diversas maneiras de ver o que é ou como se faz saúde. É destacado também que nos modelos conceituais em saúde, considerar o contexto em que se está inserido é fundamental. Visto isso, são expostas duas maneiras de conceber o processo saúde: a primei...
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Verdi, Marta Inez Machado14/May/2014Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por...
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Verdi, Marta Inez Machado02/Jan/2014O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...
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Verdi, Marta Inez Machado02/Jan/2014Este objeto inicia reforçando a ideia de que saúde e educação são fundamentais à vida humana, sobretudo indissociáveis no cotidiano. A educação em saúde abordada é entendida como processo social com grande potencial de transformação da realidade. Comenta sobre os diversos modelos de educação em saúde e questiona vários de seus aspectos. Identifi...
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Brasil. Ministério da Saúde.25/Jun/2012Revisão do módulo 4, da unidade 3, do curso Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. O recurso lista as reações adversas, menores e maiores, ao tratamento anti-TB e apresenta tabelas com os possíveis fármacos do esquema básico associados às reações adversas, além da conduta na atenção básica. São indicadas ações a serem tomadas no...
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Spricigo, Jonas Salomão18/Dec/2013O objeto inicia retomando o final da década de 1970, o fim do “milagre econômico”, as manifestações que questionavam o modelo econômico e político vigente e o surgimento de importantes entidades no setor da saúde. Em 1976 o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, em 1978 a Divisão Nacional de Saúde Mental e o Movimento dos Trabalhadores em Saúde ...
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Verdi, Marta Inez Machado16/Aug/2012Este objeto mostra como este movimento iniciou nas décadas 1960 e 1970, e de que buscava lutar por um novo modelo de saúde no país, comenta que em 1980 a proposta PREV-Saude criava postos de saúde e salários para médicos, e que em 1983 a proposta das AIS cria o SUDS e acaba com o INAMPS. Cita também que a Conferência Nacional de Saúde de 1986 te...
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Almeida, Maria da Conceição30/Jan/2023Qualificar os profissionais para planejar a coleta, analisar, interpretar dados estatísticos aplicados à pesquisa clínica em oncologia.
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Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)06/Dec/2018A classificação de diagnósticos de enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association International (NANDA-I) está relacionada a segunda fase do Processo de Enfermagem. Esta aula trata da classificação NANDA-I que representa um conjunto de 234 diagnósticos de enfermagem através do julgamento clínico sobre a resposta dos indivíduos, famíl...
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo noções básicas em saúde do trabalhador, aula 6, descreve a saúde do trabalhador no contexto da especialização da saúde da família.
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNA-SUS/UERJ28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo noções básicas em saúde do trabalhador, aula 4, aborda as metodologias de avaliação aplicadas a saúde do trabalhador.
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo noções básicas em saúde do trabalhador, aula 5, aborda agravos e doenças no que tange a categoria de trabalho.
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo noções básicas em saúde do trabalhador, aula abertura, descreve os tópicos que são ofertados.
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo noções básicas em saúde do trabalhador, aula 1, descreve a saúde do trabalhador nas dimensões da relação saúde, trabalho e meio ambiente.
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de Especialização Saúde da Família, no módulo noções básicas em saúde do trabalhador, aula 2, descreve a política nacional de saúde e segurança do trabalhador.
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Souza, Ana Izabel Jatobá de27/Sep/2012O objeto inicia conceituando crescimento como um processo dinâmico que, se for considerado os fenômenos de regeneração dos tecidos, ocorre até o final da vida. Na sequência diferencia crescimento e desenvolvimento e retoma a importância da maturação e diferenciação na saúde da criança. Destaca que o crescimento, influenciado por fatores intrínse...
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo novos paradigmas em saúde, aula 3 , problemas, limitações e riscos inerentes a hegemonia do modelo assistencial centrado no paradigma biotecnológico.
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo novos paradigmas em saúde, aula 6, aborda as implicações práticas do paradigma da integralidade biopsicossocial.
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo novos paradigmas em saúde, aula 5 , aborda o paradigma biopsicossocial ou paradigma da integralidade e suas principais características. Bem como, as principais diferenças em relação ao paradigma biomédico/biotecnológico.