Navegando por Público-alvo : "Assistente social"

874 RESULTADOS (491 a 510)
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
  • Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes
    11/Mar/2014
    O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
  • Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes
    13/Mar/2014
    O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - UNA-SUS/UFPE
    16/Jan/2019
    Aprimorar a concepção e o conhecimento dos trabalhadores-estudantes referentes ao processo de regulação no atual contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a reflexão sobre o processo de regulação no seu território e a conhecer como outros territórios têm organizado e estruturado as Centrais de Regulação e Complexos Reguladores.
  • Coelho, Elza Berger Salema
    11/Mar/2014
    Este primeiro módulo será para conhecer a dinâmica do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família que será realizada no contexto de seu campo profissional, mais especificamente os processos avaliativos que fazem parte dessa proposta, reforçando a coerência com o projeto pedagógico do curso, valorizando a contextualização teóric...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    20/Aug/2015
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar (Módulo 5, Unidade 3), produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta alguns exames necessários para o aprofundamento da investigação da Doença Renal Crônica em crianças.
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    29/Dec/2014
    Apresenta os principais direitos nas áreas social e da saúde voltados para os portadores de doença renal crônica, fazendo um breve resgate histórico sobre como esses direitos foram assegurados por lei. Unidade 3 do Módulo 2 “Política Nacional de atenção ao portador de doenças renais” do curso de especialização em Nefrologia Multidisciplinar.
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    03/Apr/2018
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos autoinstrucionais ofertados pela UNA-SUS/UFMA na área temática de Nefrologia. Trata-se de um e-book que visa promover a compreensão sobre os aspectos históricos da política de saúde no Brasil e os benefícios e direitos dos pacientes portadores de doença renal crônica. São apresentados os pro...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    20/Aug/2015
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar (Unidade 4, Módulo 6), produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de uma imagem que apresenta os graus de parentesco para fins de transplante de órgãos, de acordo com a legislação vigente no Brasil.
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    17/Nov/2014
    O material é componente do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta as principais lesões bucais associadas ao uso de prótese total.
  • Universidade Federal do Maranhão, UNA-SUS/UFMA
    12/Oct/2022
    Este recurso educacional compõe o curso Reabilitação do Paciente com Condições Pós-COVID ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso multimídia com objetivo de levar o leitor compreender sobre o luto, as reações esperadas e o luto na pandemia. Além deste, há mais recursos relacionados ao curso fornecendo conteúdos interessantes para a for...
  • Morais, Adriana
    22/Dec/2020
    Webpalestra é um encontro virtual para discussão de evidências científicas, indicadores e situações sazonais relacionadas às necessidades locais de saúde.