- Navegar por
- Instituição
- Título
- Palavras-chave DeCS
- Area Temática
- Público-alvo
- Autores
660 RESULTADOS
(423 a 432)
-
Verdi, Marta Inez Machado02/Jan/2014O objeto apresenta os princípios pedagógicos que se consolidam na aplicação da metodologia problematizadora, utilizando-se da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”. Essa sistematização é constituída de etapas, e estas são direcionadas à área da saúde. Tais etapas são: identificação do problema, pontos-chave, teo...
-
Holanda, Maria Lúcia02/Jun/2016Texto que compõe a unidade 2 do módulo “Capacitação de recursos humanos” do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda as principais metodologias de capacitação profissional, com o intuito de caracterizar os aspectos metodológicos que podem ser aplicados na capacitação de recursos humanos.
-
Verdi, Marta Inez Machado19/Feb/2018O Curso “Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar” está dirigida aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. O conteúdo oportuniza aprimorar conhecimentos acerca do vírus Zika; da identificação e caracterização de ações para a atenção às gestantes e puérperas; bem como da abord...
-
Verdi, Marta Inez Machado16/Aug/2012Neste objeto são abordadas as principais características do modelo biomédico. Explana sobre toda a trajetória do pensamento sistêmico sobre o que são saúde e doença na história da sociedade. Destaca como principais características desse modelo: tecnificação, biologicismo, mecanicismo, fragmentação, positivismo, hospitalocentrismo, curativismo, i...
-
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo metodologia científica, 2º etapa, Identifica as potencialidades de uma intervenção no problema eleito para a pesquisa.
-
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo metodologia científica, etapa final , aborda a construção de elementos pré-textuais (capa, contra-capa, sumário, resumo e elencar descritores) e os elementos pós-textuais do projeto de intervenção.
-
Ceballos, Albanita Gomes da Costa17/Jun/2016Esta cartilha faz parte dos materiais didáticos dos cursos de especialização para trabalhadores vinculados à Atenção Básica ofertados pela UFPE. Entende-se que uma prática em saúde preventiva e assistencial de qualidade baseia-se na compreensão das características e necessidades da população atendida. Para tanto, é preciso conhecer a história so...
-
Verdi, Marta Inez Machado16/Aug/2012No objeto sobre modelos conceituais é salientado que existem diferentes conceitos que determinam diversas maneiras de ver o que é ou como se faz saúde. É destacado também que nos modelos conceituais em saúde, considerar o contexto em que se está inserido é fundamental. Visto isso, são expostas duas maneiras de conceber o processo saúde: a primei...
-
Verdi, Marta Inez Machado14/May/2014Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por...
-
Verdi, Marta Inez Machado02/Jan/2014O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...