Navegando por Público-alvo : "Assistente social"
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851 RESULTADOS
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Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA04/Apr/2018Curso autoinstrucional, composto por 3 unidades que abordam o papel dos profissionais da saúde que compõem a equipe interdisciplinar para ações de prevenção e tratamento do paciente com Doença Crônica Renal (DRC); as ações educativas para a promoção da qualidade de vida do paciente com DRC e estratégias adotadas para garantir um atendimento huma...
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Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA03/Apr/2018São abordados assuntos como: o histórico, os conceitos e os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH); a aplicação dos princípios da PNH junto ao paciente com doença renal crônica, à família e à equipe de saúde; o papel dos diversos profissionais da saúde que compõem uma equipe interdisciplinar e que possibilitam o desenvolvimento de ...
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Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA28/Oct/2014Material que compõe a unidade 2 do módulo eletivo 4 “Terapia ocupacional na saúde da pessoa idosa” do curso de especialização em Saúde da Pessoa Idosa produzido pela UNA-SUS/UFMA. Apresenta as intervenções que devem ser realizadas, no âmbito do Programa de atenção domiciliar (AD), em relação ao ambiente, à locomoção e às atividades da vida diári...
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Arribas, Carlos Gustavo19/Jul/2022Webpalestra é um encontro virtual para discussão de evidências científicas, indicadores e situações sazonais relacionadas às necessidades locais de saúde. Nesta discutiu-se acerca da intervenção psicossocial nas Urgências e Emergências em Saúde Mental no território.
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Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA20/Aug/2015Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar (Unidade 1, Módulo 6), produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta a divisão dos grupos, em cores, de acordo com o estadiamento de progressão da Doença Renal Crônica e as intervenções clínicas necessárias para cada grupo.
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Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo06/Aug/2015Traz o conjunto de subsídio para a prática da intervenção junto a famílias em situação de violência, parâmetros de reflexão, ação e melhor escuta das famílias buscando desenvolver nelas o protagonismo e a corresponsabilidade segundo os princípios da ética profissional. Apesenta, também, os cinco pressupostos para o trabalho; a necessidade de co...
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Estevam, Maísa16/Dec/2020A produção do podcast: Brincando sem Aperreio, no Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (NET-SES/PE) representa uma estratégia de educação em saúde para prevenção de acidentes domésticos com crianças, em parceria com um Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família de Jaboatão dos Guar...
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Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes13/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos. Visa oferecer conhecimentos e ferramentas que permitam formular e implementar planos e programas de redução do ris...
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Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde - NUTEDS/UFC26/Dec/2013Apresenta uma breve introdução sobre o conceito de vigilância epidemiológica, suas fases e sua importância para o controle de doenças e agravos em saúde. Menciona os principais objetivos de um sistema de saúde, com ênfase no sistema de vigilância sentinela. Oferece subsídios para compreensão das doenças de notificação compulsória com base na por...
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Zeferino, Maria Terezinha31/May/2016Organização, conteúdos curriculares, abordagem pedagógica e avaliação do Curso Crise e Urgência em Saúde Mental. Bases da educação a distância e Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.
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Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
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Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
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Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
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Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
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Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
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Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
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Miranda, Fernanda Alves Carvalho de09/Apr/2014Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
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Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes11/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
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Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes13/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
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Universidade Federal de Pernambuco - UNA-SUS/UFPE16/Jan/2019Aprimorar a concepção e o conhecimento dos trabalhadores-estudantes referentes ao processo de regulação no atual contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a reflexão sobre o processo de regulação no seu território e a conhecer como outros territórios têm organizado e estruturado as Centrais de Regulação e Complexos Reguladores.