Navegando por Público-alvo : "Assistente social"
- Navegar por
- Instituição
- Título
- Palavras-chave DeCS
- Area Temática
- Público-alvo
- Autores
851 RESULTADOS
(476 a 495)
-
Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes13/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos. Visa oferecer conhecimentos e ferramentas que permitam formular e implementar planos e programas de redução do ris...
-
Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde - NUTEDS/UFC26/Dec/2013Apresenta uma breve introdução sobre o conceito de vigilância epidemiológica, suas fases e sua importância para o controle de doenças e agravos em saúde. Menciona os principais objetivos de um sistema de saúde, com ênfase no sistema de vigilância sentinela. Oferece subsídios para compreensão das doenças de notificação compulsória com base na por...
-
Zeferino, Maria Terezinha31/May/2016Organização, conteúdos curriculares, abordagem pedagógica e avaliação do Curso Crise e Urgência em Saúde Mental. Bases da educação a distância e Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
-
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de09/Apr/2014Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
-
Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes11/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
-
Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes13/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
-
Universidade Federal de Pernambuco - UNA-SUS/UFPE16/Jan/2019Aprimorar a concepção e o conhecimento dos trabalhadores-estudantes referentes ao processo de regulação no atual contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a reflexão sobre o processo de regulação no seu território e a conhecer como outros territórios têm organizado e estruturado as Centrais de Regulação e Complexos Reguladores.
-
Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes13/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
-
Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes13/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
-
Coelho, Elza Berger Salema11/Mar/2014Este primeiro módulo será para conhecer a dinâmica do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família que será realizada no contexto de seu campo profissional, mais especificamente os processos avaliativos que fazem parte dessa proposta, reforçando a coerência com o projeto pedagógico do curso, valorizando a contextualização teóric...
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA20/Aug/2015Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar (Módulo 5, Unidade 3), produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta alguns exames necessários para o aprofundamento da investigação da Doença Renal Crônica em crianças.
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA29/Dec/2014Apresenta os principais direitos nas áreas social e da saúde voltados para os portadores de doença renal crônica, fazendo um breve resgate histórico sobre como esses direitos foram assegurados por lei. Unidade 3 do Módulo 2 “Política Nacional de atenção ao portador de doenças renais” do curso de especialização em Nefrologia Multidisciplinar.
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA03/Apr/2018Este recurso educacional integra o conjunto de objetos autoinstrucionais ofertados pela UNA-SUS/UFMA na área temática de Nefrologia. Trata-se de um e-book que visa promover a compreensão sobre os aspectos históricos da política de saúde no Brasil e os benefícios e direitos dos pacientes portadores de doença renal crônica. São apresentados os pro...
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA20/Aug/2015Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar (Unidade 4, Módulo 6), produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de uma imagem que apresenta os graus de parentesco para fins de transplante de órgãos, de acordo com a legislação vigente no Brasil.