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655 RESULTADOS
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Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos04/Nov/2013Este objeto principia abordando que um bom início para saber mais sobre o pacto relativo à saúde do adulto é retomar o significado do estabelecimento de metas para a organização do sistema de saúde, além de recorrer à legislação básica sobre o assunto, e indica links sobre o tema. Lembra que as metas são operacionalizações dos pactos, que, por s...
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Nahas, Fabio Xerfan05/Jul/2012O presente conteúdo apresenta orientações para a elaboração da Pergunta de Pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento de projetos acadêmicos. Contempla a relevância da leitura e busca de informação científica na área da saúde, a fim de contribuir para a formação profissional da equipe de saúde. Contem treinamento para a aquisição de conhecime...
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Nahas, Fabio Xerfan13/Jul/2012O presente capítulo contempla o estudo da Metodologia Científica. Apresenta um resumo das etapas de construção de projetos acadêmicos e tipos de estudos científicos. Ressalta a importância da leitura especializada, estimulando o raciocínio crítico para a interpretação do conhecimento científico na área da saúde. Compreende-se que esta prática, a...
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Boing, Alexandra Crispim13/Jun/2012A metodologia de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um assunto bastante conhecido e referenciado por todos, pois é uma exigência acadêmica estabelecida pelas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) e, além disso, um veículo de reflexão sobre os interesses na formação e no exercício profissional. É através dele q...
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Lindner, Sheila Rubia09/Apr/2014Este material busca fornecer fundamentação teórica, sistematização da metodologia do trabalho científico como suporte para a construção do portfólio e orientação técnica-metodológica para elaboração do TCC.
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Verdi, Marta Inez Machado02/Jan/2014O objeto apresenta os princípios pedagógicos que se consolidam na aplicação da metodologia problematizadora, utilizando-se da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”. Essa sistematização é constituída de etapas, e estas são direcionadas à área da saúde. Tais etapas são: identificação do problema, pontos-chave, teo...
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Holanda, Maria Lúcia02/Jun/2016Texto que compõe a unidade 2 do módulo “Capacitação de recursos humanos” do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda as principais metodologias de capacitação profissional, com o intuito de caracterizar os aspectos metodológicos que podem ser aplicados na capacitação de recursos humanos.
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Verdi, Marta Inez Machado19/Feb/2018O Curso “Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar” está dirigida aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. O conteúdo oportuniza aprimorar conhecimentos acerca do vírus Zika; da identificação e caracterização de ações para a atenção às gestantes e puérperas; bem como da abord...
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Verdi, Marta Inez Machado16/Aug/2012Neste objeto são abordadas as principais características do modelo biomédico. Explana sobre toda a trajetória do pensamento sistêmico sobre o que são saúde e doença na história da sociedade. Destaca como principais características desse modelo: tecnificação, biologicismo, mecanicismo, fragmentação, positivismo, hospitalocentrismo, curativismo, i...
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo metodologia científica, 2º etapa, Identifica as potencialidades de uma intervenção no problema eleito para a pesquisa.
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Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS28/Jul/2015O curso de especialização saúde da família, no módulo metodologia científica, etapa final , aborda a construção de elementos pré-textuais (capa, contra-capa, sumário, resumo e elencar descritores) e os elementos pós-textuais do projeto de intervenção.
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Ceballos, Albanita Gomes da Costa17/Jun/2016Esta cartilha faz parte dos materiais didáticos dos cursos de especialização para trabalhadores vinculados à Atenção Básica ofertados pela UFPE. Entende-se que uma prática em saúde preventiva e assistencial de qualidade baseia-se na compreensão das características e necessidades da população atendida. Para tanto, é preciso conhecer a história so...
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Verdi, Marta Inez Machado16/Aug/2012No objeto sobre modelos conceituais é salientado que existem diferentes conceitos que determinam diversas maneiras de ver o que é ou como se faz saúde. É destacado também que nos modelos conceituais em saúde, considerar o contexto em que se está inserido é fundamental. Visto isso, são expostas duas maneiras de conceber o processo saúde: a primei...
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Verdi, Marta Inez Machado14/May/2014Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por...
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Verdi, Marta Inez Machado02/Jan/2014O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...
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Verdi, Marta Inez Machado02/Jan/2014Este objeto inicia reforçando a ideia de que saúde e educação são fundamentais à vida humana, sobretudo indissociáveis no cotidiano. A educação em saúde abordada é entendida como processo social com grande potencial de transformação da realidade. Comenta sobre os diversos modelos de educação em saúde e questiona vários de seus aspectos. Identifi...
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Brasil. Ministério da Saúde.25/Jun/2012Revisão do módulo 4, da unidade 3, do curso Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. O recurso lista as reações adversas, menores e maiores, ao tratamento anti-TB e apresenta tabelas com os possíveis fármacos do esquema básico associados às reações adversas, além da conduta na atenção básica. São indicadas ações a serem tomadas no...
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Spricigo, Jonas Salomão18/Dec/2013O objeto inicia retomando o final da década de 1970, o fim do “milagre econômico”, as manifestações que questionavam o modelo econômico e político vigente e o surgimento de importantes entidades no setor da saúde. Em 1976 o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, em 1978 a Divisão Nacional de Saúde Mental e o Movimento dos Trabalhadores em Saúde ...
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Verdi, Marta Inez Machado16/Aug/2012Este objeto mostra como este movimento iniciou nas décadas 1960 e 1970, e de que buscava lutar por um novo modelo de saúde no país, comenta que em 1980 a proposta PREV-Saude criava postos de saúde e salários para médicos, e que em 1983 a proposta das AIS cria o SUDS e acaba com o INAMPS. Cita também que a Conferência Nacional de Saúde de 1986 te...
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Almeida, Maria da Conceição30/Jan/2023Qualificar os profissionais para planejar a coleta, analisar, interpretar dados estatísticos aplicados à pesquisa clínica em oncologia.