Navegando por Público-alvo : "Enfermeiro"

655 RESULTADOS (613 a 632)
  • Calvo, Maria Cristina Marino
    02/Jan/2014
    Este objeto começa por indicar que o elemento necessário para o desenvolvimento do processo avaliativo é a tradução do fenômeno que se vai avaliar, ou seja, os dados do fenômeno que precisam ser transformados em informação. São primários quando obtidos por nós mesmos e secundários quando obtidos por meio de consulta a bancos de dados ou outra fo...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    04/Aug/2015
    A unidade apresenta: a caracterização e diferenciação entre os diversos tipos de violência entre parceiros íntimos: física, psicológica e comportamento controlador, destacando que compreendem a agressão e a intenção de agredir; as diferentes formas de violência física e os tipos de atos mais frequentes e da maior incidência de homens como autore...
  • Moré, Carmen L. O. O.
    13/Jun/2012
    A proposta de priorização do atendimento grupal no contexto da atenção básica ancora-se no pressuposto do resgate da “noção de grupo como rede efetiva de suporte, em seu sentido mais amplo”. Trata-se de uma oportunidade de implementar as redes comunitárias como rede significativa de promoção de saúde, nas quais as pessoas são protagonistas do c...
  • Moré, Carmen L. O. O.
    28/Oct/2012
    O vídeo apresenta os conceitos, características e aspectos operativos do trabalho com grupos na perspectiva do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família. Indica aspectos relevantes para o desenvolvimento de grupos nos campos da saúde mental e saúde coletiva, as diferentes modalidades de grupos, seus objetivos e aplicações. Vídeo 1 do m...
  • Lacerda, Josimari Telino de
    17/Sep/2012
    O objeto de aprendizagem Trabalho em equipe inicia com o personagem relatando pontos de como a equipe atua na unidade de saúde da cidade fictícia e o desafio de implantação da estratégia de saúde da família. Logo em seguida, é destacado que o Ministério da Saúde conceitua a Estratégia Saúde da Família (ESF) como “ações individuais ou de caráter ...
  • Lindner, Sheila Rubia
    14/May/2014
    O tópico explica que TCC, uma monografia acadêmica, é o trabalho para avaliação de final de curso que contempla a diversidade de formações universitárias, elaborado sob a orientação de um professor responsável, sendo item indispensável para a certificação do curso. Explica que, no curso em questão, o TCC parte diretamente do portfólio. Do TCC re...
  • Tagliari, Luciana Vilela
    18/Dec/2013
    Este objeto aponta de início dois transtornos, Transtorno Depressivo Maior e Transtorno Bipolar 1, e explica que ambos lidam com perda do senso de controle sobre os humores e afetos associada a uma experiência subjetiva de grande sofrimento. Segue abordando a depressão, inclusive em crianças e idosos, e detalha o TDM, inclui a mania como um dos ...
  • Spricigo, Jonas Salomão
    18/Dec/2013
    Este objeto começa declarando que existe um conceito que, apesar de não muito claro, é necessário para o profissional que trabalha na AP: o de Transtorno Mental Comum, e que devem ser consideradas as diferenças na maneira de conceber e processar diagnósticos. Coloca as duas naturezas: categorial e dimensional, além de mencionar que a abordagem c...
  • Spricigo, Jonas Salomão
    18/Dec/2013
    Este objeto traz em seu início a definição de psicose e sua oposição à neurose, ambos considerados transtorno mental, e este também tem sua definição explanada, além de colocado como em sua grande maioria, síndrome, isto é, conjuntos de sinais e sintomas. Lembra ainda que é na Atenção Primária que muitas pessoas com transtorno mental são identif...
  • Universidade Federal de Pernambuco - UNA-SUS/UFPE
    13/Mar/2015
    Unidade didática do curso "Abordagem domiciliar de situações clínicas comuns em adultos", da atenção domiciliar, que abrange os aspectos sobre os tipos de transtornos psiquiátricos, sintomas e sinais de pacientes portadores de transtornos psiquiátricos incapacitantes que possam ser controlados no domicílio, manejo dos pacientes, plano de alta e...
  • Brasil. Ministério da Saúde.
    25/Jun/2012
    Revisão do módulo 1, da unidade 3, do curso Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. O recurso apresenta os princípios básicos para tratamento da tuberculose e a maneira de estimular o paciente na adesão ao tratamento. Indicações de início de tratamento na atenção básica, os esquemas básico de medicamentos indicados e sua variante...
  • Reibnitz Júnior, Calvino
    04/Nov/2013
    Este objeto inicia considerando que se estima que a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis atinge dois bilhões de pessoas no mundo, dos quais cerca de 9 milhões desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano, e que este sério problema da saúde pública está ligado à precariedade das condições de vida. Explica que, no Brasil, de acordo c...
  • Brasil. Ministério da Saúde.
    18/May/2012
    Revisão do módulo 1, da unidade 1, do curso Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. Apresenta informações sobre a tuberculose como um problema de saúde pública. Descreve os fatores de vulnerabilidade, sua relação com o HIV e os condicionantes sociais, e as metas da OMS no combate à doença. O recurso lista ainda informações sobre ...
  • Nitschke, Cesar Augusto Soares
    13/Jun/2012
    Neste módulo você terá a oportunidade de conhecer aspectos do atendimento de urgência e emergência relevantes para o trabalho dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. Especificamente, procedimentos relativos à assistência em casos de acidentes ou traumas e em situações de parada cardiopulmonar. Nosso objetivo, portanto, é que você possa...
  • Nitschke, Cesar Augusto Soares
    28/Oct/2012
    Este vídeo oportuniza conhecer aspectos do atendimento de urgência e emergência para o trabalho dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, mais especificamente, procedimentos relativos à assistência em casos de acidentes ou traumas e em situações de parada cardiopulmonar. Vídeo 1 do módulo 15 que compõe o Curso de Especialização em Saúde...
  • Carneiro, Henrique
    09/Jan/2015
    A unidade trata do uso de substâncias psicoativas como condição estruturante, sendo seu consumo problematizado ou não e atenta para a diferença entre usuários eventuais e dependentes compulsivos, para a inexistência de padrões fixos e de respostas iguais ao cuidado e para a necessidade de cuidado adequado e particularizado que fomente a inclusão...
  • Boing, Alexandra Crispim
    03/Jul/2012
    Ao longo das três unidades deste módulo, teremos um panorama do uso racional de medicamentos, a partir de sua definição, até sua compreensão como objetivo difícil de ser alcançado pelos profissionais da Saúde. Ademais, conheceremos as barreiras para o URM e as maneiras de enfrentá-las, e vimos como a prescrição e a dispensação de medicamentos s...
  • Reibnitz Júnior, Calvino
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Considerações gerais sobre doenças transmissíveis O tópico demonstra que o quadro de doenças transmissíveis (DT) será tanto mais grave, quanto piores forem as condições de vida da população e a qualidade dos serviços de saúde. Ressalta a importância se atualizar sobre o cenário de doenças transmissíveis no Brasil. Mostra a cadeia de ...
  • Ceolin, Teila
    16/Jun/2015
    Paciente hipertensa e diabética com varizes nos membros inferiores