Navegando por Público-alvo : "Médico clínico"

85 RESULTADOS (35 a 54)
  • Lacerda, Josimari Telino de
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Educação Permanente como meio de mudança O tópico aborda a necessidade de romper com o modelo de formação profissional em saúde, especializado e fragmentado, mostrando NASF e ESF com a nova abrangência das equipes multiprofissionais e da necessidade de formá-las e instrumentalizar profissionais por meio da Educação Permanente em Saúd...
  • Boing, Antonio Fernando
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Indicadores de Saúde: Tipos e Aplicação O tópico apresenta a definição de indicadores de saúde diferenciando-os dos índices que têm múltiplas dimensões. Mostra que a qualidade dos indicadores depende de sua validade, confiabilidade, mensurabilidade, relevância e relação custo-efeito. São apresentadas as principais modalidades de indi...
  • Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
    06/Nov/2013
    O Dr. Roger Rohloff, especialista em Terapia Intensiva pela AMIB (grupo perinatal), discorre sobre o protocolo de tratamento da influenza no Brasil, abordando orientações específicas para casos de pacientes gestantes. Inclui: triagem; uso de antivirais; indicação de vacinação; exames adiológicos e cuidados preventivos.
  • Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
    06/Nov/2013
    O Dr. José Ricardo Pio Marins, infectologista do Ministério da Saúde, discorre sobre o protocolo de tratamento da influenza no Brasil, abordando orientações para triagem (com diferenciação entre síndrome gripal e resfriado comum); indicações de tratamento com ativirais; casos críticos indicados para unidade de terapia intensiva (crianças, idosos...
  • Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
    06/Nov/2013
    Neste vídeo, Jarbas Babosa, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, destaca a importância do novo Protocolo de Tratamento de Influenza, apresenta o curso "Influenza: Atualização do Manejo Clínico" e dá as boas vindas aos participantes do curso.
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    11/Mar/2014
    Este primeiro módulo será para conhecer a dinâmica do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família que será realizada no contexto de seu campo profissional, mais especificamente os processos avaliativos que fazem parte dessa proposta, reforçando a coerência com o projeto pedagógico do curso, valorizando a contextualização teóric...
  • Botelho, Lúcio José
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Inrodução O tópico apresenta o conceito missão/ imagem das organizações, por meio do qual é possível conhecer seus objetivos e funções, diferenciando a missão das organizações de saúde privadas e públicas, ressaltando sua importância para o sucesso do trabalho realizado, uma vez que é a missão que agrega pessoas e orienta a ação perm...
  • Schwalm, Fábio Duarte
    07/Jun/2021
    Parte significativa da população brasileira vive em áreas rurais. No entanto, a formação dos profissionais de saúde no país ainda está fortemente concentrada nas grandes áreas urbanas, não sendo, muitas vezes, capaz de apresentar adequadamente as especificidades do cuidado nesse cenário. Considerando o disposto na Constituição Federal de que “sa...
  • Lindner, Sheila Rubia
    09/Apr/2014
    Este material busca fornecer fundamentação teórica, sistematização da metodologia do trabalho científico como suporte para a construção do portfólio e orientação técnica-metodológica para elaboração do TCC.
  • Verdi, Marta Inez Machado
    14/May/2014
    Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por...