Navegando por Público-alvo : "Médico geriatra"

170 RESULTADOS (84 a 103)
  • Lacerda, Josimari Telino de
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Educação Permanente como meio de mudança O tópico aborda a necessidade de romper com o modelo de formação profissional em saúde, especializado e fragmentado, mostrando NASF e ESF com a nova abrangência das equipes multiprofissionais e da necessidade de formá-las e instrumentalizar profissionais por meio da Educação Permanente em Saúd...
  • Peixinho, Joana Carneiro
    02/Jul/2015
    Ilustração estática (JPG), em estilo cartoon, de um idoso sofrendo crise de vertigem.
  • Borges, Carla Núbia Nunes
    10/Feb/2021
    Segundo o Ministério da Saúde, muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos não transmissíveis,estados permanentes ou de longa permanência ,que requerem acompanhamento constante, pois, em razão da sua natureza, não têm cura. A dependência é o maior temor nessa faixa etária e evitá-la ou postergá-la passa a ser uma funçã...
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNA-SUS/UERJ
    15/May/2015
    'Incontinências' é a unidade 03 do Módulo 05 do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UERJ. Nesta unidade analisaremos as incontinências urinária e fecal, com foco em: prevalências, causas, consequências, diagnóstico e tratamento. Conheceremos como diagnosticar e a tratar de forma adequada as incontinências, por meio de um...
  • Boing, Antonio Fernando
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Indicadores de Saúde: Tipos e Aplicação O tópico apresenta a definição de indicadores de saúde diferenciando-os dos índices que têm múltiplas dimensões. Mostra que a qualidade dos indicadores depende de sua validade, confiabilidade, mensurabilidade, relevância e relação custo-efeito. São apresentadas as principais modalidades de indi...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
  • Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
    22/Jun/2015
    'Introdução à alimentação e nutrição' é a primeira unidade do Módulo Eletivo 01 do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UERJ "Nutriçao da pessoa idosa". Nesta unidade abordaremos os hábitos alimentares, destacando sua importância em estabelecer relações entre os alimentos e a saúde do indivíduo.
  • Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
    25/Jun/2015
    'Introdução à atividade física na terceira idade' é a primeira unidade do Módulo Eletivo 03 do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UERJ "Atividade física na terceira idade". Nesta unidade veremos que o exercício físico se tornou uma estratégia de fundamental importância na minimização dos efeitos negativos que percorrem o...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    11/Mar/2014
    Este primeiro módulo será para conhecer a dinâmica do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família que será realizada no contexto de seu campo profissional, mais especificamente os processos avaliativos que fazem parte dessa proposta, reforçando a coerência com o projeto pedagógico do curso, valorizando a contextualização teóric...