Navegando por Palavras-chave DeCS: "Educação a Distância"

340 RESULTADOS (217 a 236)
  • Coelho, Elza Berger Salema
    22/Nov/2016
    Caro aluno, apresentamos neste primeiro módulo o Curso de Especialização Multipro ssional na Atenção Básica. Você conheceu o curso que é oferecido a distância e fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Ele é destinado a pro ssionais de nível superior da área da saúde ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
  • Martini, Jussara Gue
    21/Aug/2014
    O tópico mostra que o aumento do tempo de vida, traz novos conhecimentos a respeito de diferentes questões de saúde da crescente população de idosos, mostrando dados da OMS que caracterizam os desafios da saúde pública para a construção de uma vida ativa e autônoma no envelhecimento, sendo necessária a implementação de políticas públicas voltada...
  • Martini, Jussara Gue
    21/Aug/2014
    O tópico mostra que o aumento do tempo de vida, traz novos conhecimentos a respeito de diferentes questões de saúde da crescente população de idosos, mostrando dados da OMS que caracterizam os desafios da saúde pública para a construção de uma vida ativa e autônoma no envelhecimento, sendo necessária a implementação de políticas públicas voltada...
  • Martini, Jussara Gue
    21/Aug/2014
    O tópico mostra que o aumento do tempo de vida, traz novos conhecimentos a respeito de diferentes questões de saúde da crescente população de idosos, mostrando dados da OMS que caracterizam os desafios da saúde pública para a construção de uma vida ativa e autônoma no envelhecimento, sendo necessária a implementação de políticas públicas voltada...
  • Siebra, Sandra de Albuquerque Siebra
    17/Jun/2016
    Este livro faz parte dos materiais didáticos dos cursos de especialização para trabalhadores vinculados à Atenção Básica ofertados pela UFPE. O material discute o que é Educação a Distância e como será trabalhada a avaliação de aprendizagem nesse curso. Também é apresentado o Ambiente Virtual de Aprendizagem da especialização, que é estruturado...
  • Universidade Federal de Santa Catarina - UNA-SUS/UFSC
    06/Jun/2013
    O primeiro módulo do curso de "Gestão da Assistência Farmacêutica - Especialização a distância", apresenta o curso e o Ambiente de ensino aprendizagem (AVEA) ao especializando, demonstrando como ele está estruturado, além de como será a avaliação dos especializandos no decorrer do Curso. O módulo ainda traz o diferancial de se estudar gestão na ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    11/Mar/2014
    Este primeiro módulo será para conhecer a dinâmica do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família que será realizada no contexto de seu campo profissional, mais especificamente os processos avaliativos que fazem parte dessa proposta, reforçando a coerência com o projeto pedagógico do curso, valorizando a contextualização teóric...
  • Reibnitz Júnior, Calvino
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Lesões brancas da mucosa bucal O tópico aborda as principais lesões brancas presentes na mucosa bucal: candidíase bucal; queimaduras químicas e térmicas; úlceras traumáticas, estomatite, candidíase crônica hiperplásica, queiliteactínica, líquen plano reticular, apresentando: causas, tipologia (removíveis ou não por raspagem), tratame...
  • Barreto Brasil, Lina Sandra
    25/Aug/2020
    Documento desenvolvido para orientar as equipes multidisciplinares de Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis pelo desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem no âmbito da UNA-SUS sobre as etapas do planejamento didático de cursos a distância, a definição de objetivos e estratégias de aprendizagem, o desenvolvimento de objetos e ...
  • Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Medicina - NESCOM/UFMG
    09/Jan/2013
    Para ser ser um aluno EaD é necessário que o interessado tenha uma perfil característico e atenda a alguns requisitos básicos para obter êxito na formação. Dessa forma, apresenta-se algumas características exigidas ao aluno EaD e são oferecidas dicas para acompanhamento dos cursos na modalidade a distância.
  • Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde - NUTEDS/UFC
    18/Feb/2013
    Apresenta os tipos de modelos construídos no Brasil e como estes se desenvolveram no decorrer da história.
  • Verdi, Marta Inez Machado
    14/May/2014
    Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por...