Navegando por Palavras-chave DeCS: "Educação a Distância"

340 RESULTADOS (232 a 251)
  • Barreto Brasil, Lina Sandra
    25/Aug/2020
    Documento desenvolvido para orientar as equipes multidisciplinares de Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis pelo desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem no âmbito da UNA-SUS sobre as etapas do planejamento didático de cursos a distância, a definição de objetivos e estratégias de aprendizagem, o desenvolvimento de objetos e ...
  • Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Medicina - NESCOM/UFMG
    09/Jan/2013
    Para ser ser um aluno EaD é necessário que o interessado tenha uma perfil característico e atenda a alguns requisitos básicos para obter êxito na formação. Dessa forma, apresenta-se algumas características exigidas ao aluno EaD e são oferecidas dicas para acompanhamento dos cursos na modalidade a distância.
  • Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde - NUTEDS/UFC
    18/Feb/2013
    Apresenta os tipos de modelos construídos no Brasil e como estes se desenvolveram no decorrer da história.
  • Verdi, Marta Inez Machado
    14/May/2014
    Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por...
  • Grasel, Patrícia
    05/Jun/2020
    Módulo que aborda as questões pedagógicas que perpassam os processos de ensino e aprendizagem em Educação à Distância, o papel do professor/tutor, processos interativos, recursos e materiais didáticos pedagógicos, a importância da ética no contexto virtual. Apresenta atividades avaliativas, de leitura , bem como videoaulas sobre o tema.
  • Brito, Alessandra Regina
    18/Jun/2014
    Desenvolver uma compreensão básica de conceitos que serão utilizados frequentemente durante o curso, como por exemplo, Ensino a Distância (EAD), Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle, Fórum, Mural, Chat. Diferenciar as ferramentas síncronas das assíncronas. Introduzir as ferramentas funcionais que serão utilizadas durante o curso.
  • Resque, Sônia Nazaré Fernandes
    05/Jun/2020
    Ambientação na plataforma Moodle. O espaço de treinamento tem como objetivo familiarizar o cursista com a sala virtual em que ocorrerá o curso de Especialização em Saúde da Família. Contempla atividades, com base em leituras selecionadas ou recurso multimidiático para a compreensão da modalidade educativa em que a especialização foi organizada, ...
  • Leite, Silvana Nair
    22/Mar/2016
    Este Módulo está organizado em 2 unidades de aprendizagem: Conhecendo o Curso e Introdução à gestão da assistência farmacêutica. Trata-se de um conteúdo introdutório ao Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD - 2ª edição. São abordados temas como: Aprendizagem na modalidade a distância e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVE...
  • Reibnitz Júnior, Calvino
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Considerações gerais e panorama atual sobre obesidade O tópico apresenta características, quadro de dados, índices, dificuldades de reconhecimento do problema por parte do usuário, consequências emocionais e sociais, riscos, abordagem preventiva e terapêutica, múltiplas possibilidades de intervenção multiprofissional e diferentes esp...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    14/May/2014
    Tópico 1 – Organização Social O tópico analisa a relação entre o que somos e o modo de organização dos poderes hegemônicos mundiais nas diferentes épocas, mostrando a vinculação entre a organização da produção de bens e da economia aos processos de geração de doenças, a dependência em relação aos países hegemônicos e as características próprias...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    18/Dec/2014
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta as responsabilidades do professor conteudista na educação a distância.
  • Gomes, Martha Quintanilha
    02/Feb/2020
    Videoaula que apresenta as novas configurações e os papéis do tutor e do aluno na modalidade de ensino de educação à distância; suas atribuições; potencialidades e desafios encontrados no processo de ensino-aprendizagem.
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    18/Dec/2014
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta as principais funções da tutoria a distância, como observações e comentários sobre os trabalhos realizados pelos alunos, ajudando-os a compreender os materiais do curso através da...
  • Lacerda, Josimari Telino de
    14/May/2014
    O exercício sistemático do planejamento potencializa o alcance dos objetivos por reduzir as incertezas envolvidas no processo decisório. Trata-se de um processo contínuo de pensar o futuro, o que implica tomada de decisão permanente dentro de um contexto que sofre influências constantes. Sua riqueza está no processo de análise de uma realidade, ...
  • Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
    10/Aug/2016
    A Política do Acervo de Recurso Educacionais em Saúde (ARES) da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) visa estabelecer ações, delinear estratégias gerais, determinar instrumentos e limites para a criação e manutenção de coleções diversas que possam integrar o acervo da UNA-SUS. A política leva em consideração metas e objetivos ...
  • Rendeiro, Márcia Maria Pereira
    13/Apr/2022
    Trata-se de um capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". A Política Nacional de Saúde Integral LGBT (BRASIL, 2011) objetiva “promover a saúde integral, eliminando a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das desigualdades e consolidação do SUS”. Este trab...