Navegando por Instituição: "Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)"

1454 RESULTADOS (413 a 432)
  • Tognoli, Heitor
    27/Sep/2012
    O objeto inicia questionando o quanto as crianças sofrem influência do ambiente em que vivem e os efeitos disso no processo saúde-doença, além do quanto os profissionais de saúde podem contribuir para o aprendizado de práticas saudáveis desde as primeiras etapas da infância. Discorre sobre e estabelecimento de limites como sendo imprescindível p...
  • Buendgens, Fabíola Bagatini
    12/Jul/2016
    Este conteúdo trata da educação em saúde. Para tanto, faz uma relação do tema com a promoção da saúde, identifica os modelos de práticas educativas em saúde. São apresentados os postulados e as Sete Teses de Educação em Saúde propostos por Briceño-Léon, relacionando-os com a prática profissional. Aborda, também, uma reflexão crítica sobre a elab...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    13/Jun/2012
    Neste módulo de Educação em Saúde, você terá a oportunidade de aproximar os conhecimentos ao contexto do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família. Neste sentido, as três unidades apresentadas articulam conteúdos que se referem tanto aos modelos de educação em saúde quanto aos aspectos diretamente envolvidos nas práticas educativas em ...
  • CHRISTMANN, Michele
    15/May/2019
    A crescente prevalência de excesso de peso infantil é particularmente alarmante constituindo uma real ameaça à qualidade de vida dos indivíduos e um problema de saúde pública. É resultado de um desbalance energético positivo que favorece o acúmulo de gordura corporal. Sua etiologia está diretamente relacionada ao estilo de vida sedentário associ...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    02/Jan/2014
    Este objeto inicia propondo que o processo educativo não deve impor mudanças na maneira de pensar e de agir do indivíduo, mas sim contribuir para que ele reflita, considere as informações, revise e investigue os dados, numa busca constante de novos significados. Comenta ainda que uma proposta educativa é um método dialético no qual os sujeitos s...
  • Büchele Fátima
    02/Jan/2014
    O objeto inicia colocando o resgate do caráter popular da educação na abordagem da educação em saúde no âmbito da AB e da ESF, considerando o saber da comunidade como matéria-prima e citando Paulo Freire como o maior contribuinte para o pensar da educação popular nas práticas de saúde, incluindo seus seis pressupostos chamados de ideias-forças. ...