FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Absenteísmo dos trabalhadores no acompanhamento odontológico: sobrecarga nos atendimentos de urgência
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde Bucal
Saúde do Trabalhador
(dc.contributor.author )
FERREIRA, Natália Enes
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2014
(dc.date.available )
2018-11-25T02:20:07Z
(dc.date.accessioned )
2018-11-25T02:20:07Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10966
(dc.format.extent )
24f.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
LUCAS, Simone Dutra
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Dor de dente
(dc.subject.decs )
Absenteísmo
Odontalgia
Saúde do trabalhador
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A implantação do Programa Saúde da Família de Pinheiros, município de Itatiaiuçu-MG aconteceu em 2006. Um ponto importante levantado pela equipe se refere à ausência do trabalhador ao serviço devido à dor. Esse grupo da população (trabalhadores) procura o serviço somente no momento da dor, da urgência. Por não serem liberados durante o horário de trabalho ou temerem perder o emprego por se ausentarem, na maioria das vezes não dão seqüência aos tratamentos propostos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre absenteísmo, saúde do trabalhador e dor de dente, bem como elaborar um plano de intervenção para a criação de um terceiro turno de atendimento na unidade básica de saúde (UBS). A metodologia utilizada foi por meio de uma revisão de literatura sobre o assunto, utilizando como palavras-chaves absenteísmo, saúde do trabalhador, dor de dente. Foram consultados o Scielo, dissertações e documentos oficiais do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, publicados no período de 2002 a 2012. Ao final, foi elaborado um plano de intervenção para a criação de um terceiro turno de atendimento na UBS, que será iniciado às 16 horas (horário normal de fechamento da unidade) e se encerrará às 20 horas. O publico alvo será de trabalhadores. É preciso tentar envolver não somente a própria equipe de saúde bucal de cada unidade, como também, o restante da equipe de saúde da família, para que se possam ofertar todas as atividades da atenção básica. Com isso, espera-se uma maior organização da demanda espontânea na UBS para que esta não prejudique a agenda da demanda programada e também, buscar um o emponderamento dos trabalhadores. A criação de um terceiro turno (noturno) de atendimento é uma estratégia capaz de melhorar o acesso e a qualidade de vida dos trabalhadores.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Absenteísmo dos trabalhadores no acompanhamento odontológico: sobrecarga nos atendimentos de urgência