FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Adesão dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) ao programa de prevenção e controle da hipertensão – Um estudo do campus Fortaleza.
(dc.contributor.advisor )
Oliveira, Patrícia Maria Costa de
(dc.contributor.author )
Saboia, Zenar Maria Ribeiro Mendes de
(dc.date.accepted )
2012-05-19
(dc.date.accessioned )
2018-12-04T12:36:43Z
(dc.date.available )
2018-12-04T12:36:43Z
(dc.description.abstract )
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre os seus principais fatores de risco. A HAS, considerando a elevada prevalência em nosso país, constitui um grave problema de saúde pública, pois reduz a expectativa de vida e conduz a complicações cardíacas e renais, gerando elevado custo econômico e social. O controle da HAS visa à prevenção de alterações irreversíveis no organismo, relacionadas à morbimortalidade cardiovascular e está diretamente relacionado ao grau de adesão do paciente ao tratamento. A não adesão à terapia medicamentosa é uma das principais causas das baixas taxas de controle da hipertensão e constitui um dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais que atuam na atenção primária. Dessa forma, o grande entrave ao controle e prevenção das doenças hipertensivas é a inexistência de estratégias para fidelizar os pacientes ao tratamento. Esse estudo visa avaliar o desenvolvimento do Programa de Prevenção e Controle da Hipertensão no IFCE, segundo os aspectos de adesão ou não por parte dos servidores da instituição, atuação da equipe multidisciplinar e o impacto causado na promoção da saúde dos pacientes cadastrados no Programa.
(dc.format.extent )
TCC
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11306
(dc.language.iso )
pt_BR
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.location.country )
BRA
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.rights.holder )
Zenar Maria Ribeiro Mendes de Saboia
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.subject.decs )
Hipertensão
Adesão à Medicação
Tratamento Farmacológico
(dc.title )
Adesão dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) ao programa de prevenção e controle da hipertensão – Um estudo do campus Fortaleza.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso