FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Programa Saúde da Família: Uma aprendizagem contínua.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Miranda, Valdileia Lima Marques
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2011-11-11
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-12-04T12:51:36Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-12-04T12:51:36Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Valdileia Lima Marques Miranda
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11343
Extensão
(dc.format.extent
)
TCC
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Vidal, Cláudia Rejane Pinheiro Maciel
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação Continuada
Promoção da Saúde
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Expõe a vivência de disciplinas pertinentes à pós-graduação Saúde da Família. Inicia-se com a descrição da aluna, sua história, trabalho, expectativas quanto à iniciação da Especialização em Saúde da Família na modalidade de EaD, dentre outros. Nesse contexto, o estudo teve como objetivos: Relatar o aprendizado ao longo do Curso de Especialização em Saúde da Família – NUTEDS/UFC; Apresentar os portfólios produzidos durante as disciplinas do Curso de Especialização em Saúde da Família (NUTEDS/UFC); Refletir sobre a aplicação dos conteúdos do curso na prática profissional. Trata-se de um relato de experiência, tendo como bases teóricas os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), material didático e complementar do curso Especialização em Saúde da Família, promovido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância (NUTEDS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado no período de abril/2010 a junho/2011. O portfólio foi lançado a partir do estudo aprofundado, da interpretação das disciplinas, de discussões, de aprendizagem, da troca de ideias entre os alunos e, principalmente, da experiência de pôr em prática o que foi aprendido. As disciplinas pertinentes ao trabalho são: Processo de Trabalho em Saúde; Saúde Mental e Violência; Modelo Assistencial e Atenção Primária à Saúde; Planejamento e Avaliação de Ações de Saúde; Tecnologias para Abordagem do Indivíduo, da Família e da Comunidade; Práticas Pedagógicas em Atenção Básica à Saúde; Saúde da Mulher; Participação Social e Promoção da Saúde; Saúde Ambiental, Acidentes Naturais, Artificiais e os Riscos para a Saúde da Família; Atenção Básica de Saúde no Contexto da Saúde Bucal e ABS Pessoas com Deficiência. Para concretização desse trabalho, não foi necessário a aceitação no Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP), uma vez que se aborda um relato de experiência. Considera-se que o maior benefício resultou aos clientes das Unidades Básicas de Saúde, pois, ao colocarmos em prática o que foi aprendido por meio das disciplinas apresentadas, resultou numa assistência de melhor qualidade e humanização, acreditando-se que a proposta de Promoção de Saúde na ESF torna-se um fator essencial para a visão de uma atenção primária mais efetiva.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Programa Saúde da Família: Uma aprendizagem contínua.
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