FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Programa Saúde da Família: Uma aprendizagem contínua.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Miranda, Valdileia Lima Marques
(dc.date.accepted )
2011-11-11
(dc.date.available )
2018-12-04T12:51:36Z
(dc.date.accessioned )
2018-12-04T12:51:36Z
(dc.rights.holder )
Valdileia Lima Marques Miranda
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11343
(dc.format.extent )
TCC
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Vidal, Cláudia Rejane Pinheiro Maciel
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Educação Continuada
Promoção da Saúde
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Expõe a vivência de disciplinas pertinentes à pós-graduação Saúde da Família. Inicia-se com a descrição da aluna, sua história, trabalho, expectativas quanto à iniciação da Especialização em Saúde da Família na modalidade de EaD, dentre outros. Nesse contexto, o estudo teve como objetivos: Relatar o aprendizado ao longo do Curso de Especialização em Saúde da Família – NUTEDS/UFC; Apresentar os portfólios produzidos durante as disciplinas do Curso de Especialização em Saúde da Família (NUTEDS/UFC); Refletir sobre a aplicação dos conteúdos do curso na prática profissional. Trata-se de um relato de experiência, tendo como bases teóricas os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), material didático e complementar do curso Especialização em Saúde da Família, promovido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância (NUTEDS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado no período de abril/2010 a junho/2011. O portfólio foi lançado a partir do estudo aprofundado, da interpretação das disciplinas, de discussões, de aprendizagem, da troca de ideias entre os alunos e, principalmente, da experiência de pôr em prática o que foi aprendido. As disciplinas pertinentes ao trabalho são: Processo de Trabalho em Saúde; Saúde Mental e Violência; Modelo Assistencial e Atenção Primária à Saúde; Planejamento e Avaliação de Ações de Saúde; Tecnologias para Abordagem do Indivíduo, da Família e da Comunidade; Práticas Pedagógicas em Atenção Básica à Saúde; Saúde da Mulher; Participação Social e Promoção da Saúde; Saúde Ambiental, Acidentes Naturais, Artificiais e os Riscos para a Saúde da Família; Atenção Básica de Saúde no Contexto da Saúde Bucal e ABS Pessoas com Deficiência. Para concretização desse trabalho, não foi necessário a aceitação no Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP), uma vez que se aborda um relato de experiência. Considera-se que o maior benefício resultou aos clientes das Unidades Básicas de Saúde, pois, ao colocarmos em prática o que foi aprendido por meio das disciplinas apresentadas, resultou numa assistência de melhor qualidade e humanização, acreditando-se que a proposta de Promoção de Saúde na ESF torna-se um fator essencial para a visão de uma atenção primária mais efetiva.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Programa Saúde da Família: Uma aprendizagem contínua.