FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Portfólio: Vivências em um curso semipresencial de Especialização em Saúde da Família
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Menezes, Giselle Maria Duarte
(dc.date.accepted )
2011-10-08
(dc.date.available )
2018-12-04T12:58:35Z
(dc.date.accessioned )
2018-12-04T12:58:35Z
(dc.rights.holder )
Giselle Maria Duarte Menezes
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11363
(dc.format.extent )
TCC
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Oliveira, Luiz Roberto de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Estratégia Saúde da Família
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Como proposta de reorientação do modelo assistencial brasileiro, o Programa Saúde da Família (PSF) assume o importante papel de estratégia de atuação da atenção primária em saúde. Para isso, torna-se necessária a qualificação dos profissionais para atenderem à demanda dessa nova perspectiva de ações preventivas sem prejuízo das demais curativas e de reabilitação. Visando reforçar a política de recursos humanos na área de saúde com educação permanente, surgiu o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) através da modalidade de educação a distância on line, onde professores e alunos não estão fisicamente juntos, mas podem estar interligados por tecnologias, como a internet. Neste trabalho estão compiladas as atividades e reflexões da estudante, assim como a trajetória percorrida pela profissional enfermeira atuante há cinco anos na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Fortaleza-CE, através dos portfólios produzidos durante as disciplinas do curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade semipresencial oferecido pela Universidade Aberta do SUS (UNASUS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Teve como objetivos revelar as vivências adquiridas ao longo da implantação da ESF na área de abrangência específica; aplicar as concepções teóricas da ESF à prática profissional; avaliar a melhoria na qualidade da assistência prestada pela equipe de saúde da família através da troca de experiências práticas em um curso virtual; e apresentar os portfólios construídos ao curso de cada disciplina. Por se tratar de um relato de experiência, não foi necessária a aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa Científica. O anonimato e o sigilo das participantes que contribuíram com o estudo foram garantidos, bem como o livre arbítrio de se retirar a qualquer momento ou quando desejassem. Os resultados apontam que durante os dois anos do curso de especialização e construção do portfólio de cada disciplina cursada, a experiência vivenciada e a teoria aplicada em muito contribuíram para a melhoria das atividades profissionais da equipe de saúde da família a qual integro. Mas inúmeros ainda são os desafios a serem superados. Assim, observa-se a dinâmica entre maior qualificação profissional e aumento no comprometimento com as ações de atenção primária em saúde direcionada à área de abrangência da ESF preconizada pelo SUS.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Portfólio: Vivências em um curso semipresencial de Especialização em Saúde da Família