FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Portfólio: Vivências em um curso semipresencial de Especialização em Saúde da Família
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Menezes, Giselle Maria Duarte
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2011-10-08
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-12-04T12:58:35Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-12-04T12:58:35Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Giselle Maria Duarte Menezes
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11363
Extensão
(dc.format.extent
)
TCC
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Oliveira, Luiz Roberto de
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Estratégia Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Como proposta de reorientação do modelo assistencial brasileiro, o Programa Saúde da Família (PSF) assume o importante papel de estratégia de atuação da atenção primária em saúde. Para isso, torna-se necessária a qualificação dos profissionais para atenderem à demanda dessa nova perspectiva de ações preventivas sem prejuízo das demais curativas e de reabilitação. Visando reforçar a política de recursos humanos na área de saúde com educação permanente, surgiu o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) através da modalidade de educação a distância on line, onde professores e alunos não estão fisicamente juntos, mas podem estar interligados por tecnologias, como a internet. Neste trabalho estão compiladas as atividades e reflexões da estudante, assim como a trajetória percorrida pela profissional enfermeira atuante há cinco anos na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Fortaleza-CE, através dos portfólios produzidos durante as disciplinas do curso de
Especialização em Saúde da Família na modalidade semipresencial oferecido pela Universidade Aberta do SUS (UNASUS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará
(UFC). Teve como objetivos revelar as vivências adquiridas ao longo da implantação da ESF na área de abrangência específica; aplicar as concepções teóricas da ESF à prática profissional; avaliar a melhoria na qualidade da assistência prestada pela equipe de saúde da família através da troca de experiências práticas em um curso virtual; e apresentar os portfólios construídos ao curso de cada disciplina. Por se tratar de um relato de experiência, não foi necessária a aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa Científica. O anonimato e o
sigilo das participantes que contribuíram com o estudo foram garantidos, bem como o livre arbítrio de se retirar a qualquer momento ou quando desejassem. Os resultados apontam que
durante os dois anos do curso de especialização e construção do portfólio de cada disciplina cursada, a experiência vivenciada e a teoria aplicada em muito contribuíram para a melhoria das atividades profissionais da equipe de saúde da família a qual integro. Mas inúmeros ainda são os desafios a serem superados. Assim, observa-se a dinâmica entre maior qualificação profissional e aumento no comprometimento com as ações de atenção primária em saúde direcionada à área de abrangência da ESF preconizada pelo SUS.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Portfólio: Vivências em um curso semipresencial de Especialização em Saúde da Família
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