FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Curso de Especialização em Saúde da Família: Reflexões e Desafios na prática da Atenção Primária À Saúde
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Martins, Francisco Rodrigues
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2011-11-25
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-12-04T13:09:36Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-12-04T13:09:36Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Francisco Rodrigues Martins
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11384
Extensão
(dc.format.extent
)
TCC
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Oliveira, Patrícia Maria Costa de
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
A Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu no Brasil em 1994 e foi concebida com o objetivo de proceder à organização da prática assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência. A falta de profissionais com formação adequada e com perfil generalista, para atuar na ESF, passou a ser grande obstáculo para sua consolidação. Diante disso, passou-se a adotar a Educação Permanente (EP) como
estratégia para se recompor as práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas e controle social no setor da saúde, a fim de se enfrentar os desafios decorrentes do desempenho do trabalho dos profissionais de saúde nos diferentes cenários do SUS. Objetiva-se descrever as experiências, avanços e desafios para a prática na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no Curso de Especialização em Saúde da Família. O estudo trata-se de um relato da experiência mediada pelo Curso de Especialização em Saúde da Família oferecido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Aberta do SUS, na modalidade semi-presencial, no período de abril de 2010 a julho de 2011. Para o aprendizado da teoria foi utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os pressupostos pedagógicos são baseados na educação contextualizada descentralizada, na aprendizagem colaborativa, significativa e problematizadora. E ainda baseada na articulação entre teoria e prática e ensino-serviço. Quanto à descrição
das práticas na Atenção Primária apresentada nos portfólios, utilizou-se como cenário o Centro de Saúde da Família de Tapuio, situado no município de Cariré-Ceará. Participar do curso me fez refletir sobre minha prática e ocasionou transformações nas
atividades diárias de toda a equipe de saúde, embora persistam desafios para operar com os princípios da ESF. Conclui-se que o curso impactou positivamente minha trajetória profissional, embora represente modalidade de formação que visa complementar conhecimentos e habilidades necessários para atuação na Estratégia Saúde da Família.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Curso de Especialização em Saúde da Família: Reflexões e Desafios na prática da Atenção Primária À Saúde
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