FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Curso de Especialização em Saúde da Família: Reflexões e Desafios na prática da Atenção Primária À Saúde
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Martins, Francisco Rodrigues
(dc.date.accepted )
2011-11-25
(dc.date.available )
2018-12-04T13:09:36Z
(dc.date.accessioned )
2018-12-04T13:09:36Z
(dc.rights.holder )
Francisco Rodrigues Martins
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11384
(dc.format.extent )
TCC
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Oliveira, Patrícia Maria Costa de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
A Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu no Brasil em 1994 e foi concebida com o objetivo de proceder à organização da prática assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência. A falta de profissionais com formação adequada e com perfil generalista, para atuar na ESF, passou a ser grande obstáculo para sua consolidação. Diante disso, passou-se a adotar a Educação Permanente (EP) como estratégia para se recompor as práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas e controle social no setor da saúde, a fim de se enfrentar os desafios decorrentes do desempenho do trabalho dos profissionais de saúde nos diferentes cenários do SUS. Objetiva-se descrever as experiências, avanços e desafios para a prática na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no Curso de Especialização em Saúde da Família. O estudo trata-se de um relato da experiência mediada pelo Curso de Especialização em Saúde da Família oferecido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Aberta do SUS, na modalidade semi-presencial, no período de abril de 2010 a julho de 2011. Para o aprendizado da teoria foi utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os pressupostos pedagógicos são baseados na educação contextualizada descentralizada, na aprendizagem colaborativa, significativa e problematizadora. E ainda baseada na articulação entre teoria e prática e ensino-serviço. Quanto à descrição das práticas na Atenção Primária apresentada nos portfólios, utilizou-se como cenário o Centro de Saúde da Família de Tapuio, situado no município de Cariré-Ceará. Participar do curso me fez refletir sobre minha prática e ocasionou transformações nas atividades diárias de toda a equipe de saúde, embora persistam desafios para operar com os princípios da ESF. Conclui-se que o curso impactou positivamente minha trajetória profissional, embora represente modalidade de formação que visa complementar conhecimentos e habilidades necessários para atuação na Estratégia Saúde da Família.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Curso de Especialização em Saúde da Família: Reflexões e Desafios na prática da Atenção Primária À Saúde