FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Modelos conceituais em saúde
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Cutolo, Luiz Roberto Agea
Da Ros, Marco Aurélio
Verdi, Marta Inez Machado
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2012::Elza Berger Salema Coelho::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Marco Aurélio de Anselmo Peres::expert
2012::Marco Aurélio de Anselmo Peres::expert
2012::Rosângela Leonor Goulart::expert
2012::Sandra Noemi Cuccurullo de Caponi::expert
2012::Sandra Noemi Cuccurullo de Caponi::expert
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
6h
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2012
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2014-05-14T18:14:53Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2014-05-14T18:14:53Z
Designer gráfico
(dc.contributor.graphicalDesigner
)
Alves, Maraysa
Sawczen, Fabrício
Designer instrucional
(dc.contributor.instructionalDesigner
)
Capillé, Marcelo
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1177
Extensão
(dc.format.extent
)
Conteúdo Online do módulo Saúde e Sociedade. Unidade 1 do módulo 2 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Ilustrador de EaD
(dc.contributor.eadIllustrator
)
Alves, Maraysa
Paschoal, Rafaella Volkmann
Sawczen, Fabrício
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
•Conhecer o modelo da determinação social da doença em contraponto ao modelo biomédico e a influência das relações sociais na constituição desses modelos de saúde.
•Compreender, a partir de uma perspectiva histórica, a complexidade da organização da sociedade e sua relação com o processo saúde–doença.
•Compreender o processo de construção das políticas de saúde e do SUS, numa perspectiva histórico-social.
•Reconhecer características, eixos e diretrizes da Atenção Primária da Saúde como modelo da Atenção Básica do SUS.
•Compreender a Estratégia Saúde da Família em termos conceituais, contextuais e operacionais como modelo da Atenção Básica.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Modelos Conceituais em Saúde
Saúde e Sociedade
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
Público-alvo : contexto
(dc.audience.context
)
Profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam na Atenção Básica.
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Assistente social
Cirurgião dentista - clínico geral
Educador social
Enfermeiro
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico acupunturista
Médico clínico
Médico geriatra
Médico ginecologista e obstetra
Médico homeopata
Médico pediatra
Médico psiquiatra
Médico sanitarista
Médico veterinário
Médicos clínicos
Nutricionistas
Profissionais da educação física
Psicólogo clínico
Terapeuta ocupacional
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Cessão parcial não exclusiva
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
Para a visualização desse recurso é necessário navegador que suporte html4 ou superior e Adobe Flash Player.
Resumo
(dc.description.abstract
)
Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde
O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por meio da análise do tratamento de tuberculose de um ponto de vista individual, conforme o modelo hegemônico das últimas décadas, centrado no conceito de combate a doença e a seus agentes patogênicos – associado, em termos epistemológicos, ao modelo biomédico, em oposição a um novo ponto de vista coletivo/social, centrado no conceito de promoção de saúde por meio políticas públicas, epistemologicamente, associado ao modelo de determinação social das doenças. É apresentado, também, um histórico das diferentes visões do binômio doença/saúde, desde a Antiguidade até o século XX, no qual se verifica a hegemonia da Teoria Unicausal para as doenças.
Tópico 2 – Modelo Biomédico
Neste tópico, é apresentada a origem do modelo biomédico, suas características ainda muito presentes na sociedade contemporânea e seus reflexos na maneira de entender a relação saúde/doença. É mostrada, assim, sua base: positivista, fragmentadora por especialização, mecanicista, biologista, tecnicista, individualista, curativista e hospitalocêntrica, sendo explicado, também, como essa abordagem nega os conceitos norteadores da saúde pública, da saúde mental e das ciências sociais, assim como outros modelos de saúde, por estar centrada na figura do médico, marcando uma posição autoritária e unidisciplinar, apoiada no complexo médico industrial das sociedades capitalistas.
Tópico 3 – Modelo de determinação social da doença
O tópico apresenta a nova forma de pensar o processo saúde/doença, originária da Europa, durante o século XIX, que, com base no pensamento e atuação de Virchow e Neumann, na Prússia, passou a relacionar o conceito de doença ao modo de vida, estabelecendo, assim, a determinação social, cultural e econômica das doenças, buscando promover saúde a partir do saneamento urbano, da diminuição da carga horária de trabalho, de melhoria das condições de habitação e alimentação Apresenta-se, então, o surgimento da primeira Lei de Saúde Pública que atribui ao Estado a responsabilidade pela saúde do cidadão. Esse conjunto de ideias e fatos, caracterizado como inspirador do SUS, que teve seu apogeu entre 1830 e 1870, sendo, posteriormente, enfraquecido pela teoria pasteuriana unicausal e novamente retomado nos anos de 1940, pelas ciências sociais, não nega o conceito de atenção individual em saúde, desde que contextualizado.
Tópico 4 – Promoção de Saúde
Neste tópico, são apresentados dois diferentes modelos conceituais de promoção de saúde: o sistema coletivo brasileiro e os modelos canadenses, utilizados desde as décadas de 1970/80. O modelo brasileiro procura romper com o conceito de três níveis de prevenção e realizar a superação do modelo biomédico, ainda muito arraigado. São apresentadas, também, duas tendências na formulação da promoção de saúde: uma centrada no comportamento do indivíduo e em seu estilo de vida priorizando aspectos educativos, ficando mais próxima ao modelo preventivo; outra com enfoque mais amplo de desenvolvimento de políticas públicas para garantia de condições favoráveis de saúde e melhoria da qualidade de vida. Ambas as tendências remetem ao social, porém atribuindo-lhe diferentes significados.
Unidade 1 do módulo 2 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Material multimídia
Título
(dc.title
)
Modelos conceituais em saúde
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/9663/mod_resource/content/10/Unidade%201/top1_1.html
Versão do recurso educacional
(dc.description.version
)
2.0
possui parte
(dc.relation.haspart
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1157
Aparece na coleção: