FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Proposta para fortalecimento do grupo educativo hiperdia em uma equipe de saúde da família, Patos de Minas /MG
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
CUNHA, Aluísio Augusto Gonçalves
CPF do autor
(unasus.description.provenance
)
CPF
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2014
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2019-04-05T19:17:51Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2019-04-05T19:17:51Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11846
Extensão
(dc.format.extent
)
33f.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CAMARGO, Fernanda Carolina
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Saúde de grupos específicos
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação em saúde
Estratégia saúde da família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
Os serviços primários de saúde do SUS necessitam cada vez mais de apresentarem atuações efetivas para o melhor controle dos agravos de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Precisam lançar mão de estratégias que visem a prevenção de casos novos e redução das complicações nos casos existentes. O presente estudo objetiva identificar estratégias que potencializem a prática educativa em grupo, para pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus, na equipe Saúde da família 12 da UBS Nossa Senhora de Fátima, Patos de Minas/MG, 2013. Trata-se de proposta de intervenção pautada no Planejamento Estratégico Situacional em Saúde e no levantamento bibliográfico contemporâneo sobre o tema para a formulação das ações. Após a problematização do cenário de estudo, os principais nós-críticos identificados quando a organização dos grupos educativos foram: a utilização de metodologias tradicionais e passivas, pouco domínio da equipe sobre abordagens diferenciadas para práticas educativas em grupo, baixa adesão da população alvo aos grupos e acompanhamento à saúde não regular. Frente a essa realidade, as propostas de fortalecimento abordam três principais ações: ampliação do arcabouço conceitual da equipe para o trabalho com grupos; organização da dinâmica grupal diferenciada valorizando a promoção da saúde e o acolhimento e compromisso da equipe, reformulação de táticas, frente avaliações do processo. Espera-se com essa proposta que haja fortalecimento da prática grupal que proporcione aos usuários assistidos melhores vínculos de apoio social e qualidade de vida
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Proposta para fortalecimento do grupo educativo hiperdia em uma equipe de saúde da família, Patos de Minas /MG
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