FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Proposta para fortalecimento do grupo educativo hiperdia em uma equipe de saúde da família, Patos de Minas /MG
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
(dc.contributor.author )
CUNHA, Aluísio Augusto Gonçalves
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2014
(dc.date.available )
2019-04-05T19:17:51Z
(dc.date.accessioned )
2019-04-05T19:17:51Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11846
(dc.format.extent )
33f.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
CAMARGO, Fernanda Carolina
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Saúde de grupos específicos
(dc.subject.decs )
Educação em saúde
Estratégia saúde da família
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
Os serviços primários de saúde do SUS necessitam cada vez mais de apresentarem atuações efetivas para o melhor controle dos agravos de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Precisam lançar mão de estratégias que visem a prevenção de casos novos e redução das complicações nos casos existentes. O presente estudo objetiva identificar estratégias que potencializem a prática educativa em grupo, para pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus, na equipe Saúde da família 12 da UBS Nossa Senhora de Fátima, Patos de Minas/MG, 2013. Trata-se de proposta de intervenção pautada no Planejamento Estratégico Situacional em Saúde e no levantamento bibliográfico contemporâneo sobre o tema para a formulação das ações. Após a problematização do cenário de estudo, os principais nós-críticos identificados quando a organização dos grupos educativos foram: a utilização de metodologias tradicionais e passivas, pouco domínio da equipe sobre abordagens diferenciadas para práticas educativas em grupo, baixa adesão da população alvo aos grupos e acompanhamento à saúde não regular. Frente a essa realidade, as propostas de fortalecimento abordam três principais ações: ampliação do arcabouço conceitual da equipe para o trabalho com grupos; organização da dinâmica grupal diferenciada valorizando a promoção da saúde e o acolhimento e compromisso da equipe, reformulação de táticas, frente avaliações do processo. Espera-se com essa proposta que haja fortalecimento da prática grupal que proporcione aos usuários assistidos melhores vínculos de apoio social e qualidade de vida
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Proposta para fortalecimento do grupo educativo hiperdia em uma equipe de saúde da família, Patos de Minas /MG