FICHA TÉCNICA DO RECURSO
O planejamento em saúde na américa latina
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
Autor
(dc.contributor.author
)
Botelho, Lúcio José
Colussi, Cláudia Flemming
Lacerda, Josimari Telino de
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Maria Cristina Calvo::expert
2012::Maria Cristina Calvo::expert
2012::Rosângela Leonor Goulart::expert
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
15h
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2012
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2014-06-28T01:22:46Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2014-06-28T01:22:46Z
Designer gráfico
(dc.contributor.graphicalDesigner
)
Sawczen, Fabrício
Designer instrucional
(dc.contributor.instructionalDesigner
)
Heredia, Jimena de Mello
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1202
Extensão
(dc.format.extent
)
Conteúdo Online do módulo Planejamento na atenção básica: O planejamento em saúde na américa latina. Unidade 2 do módulo 4 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto,imagens e animações em flash.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Ilustrador de EaD
(dc.contributor.eadIllustrator
)
Paschoal, Rafaella Volkmann
Santos Neto, Aurino Manoel dos Santos
Sawczen, Fabrício
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
•Reconhecer o Planejamento Estratégico no contexto da Atenção Básica.
•Identificar a aplicabilidade do Planejamento Estratégico em situações relacionadas à realidade da prática profissional.
•Reconhecer as possibilidades de operacionalização do Planejamento Estratégico às equipes da Atenção Básica.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Planejamento
Planejamento em Saúde
Saúde da Família
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
Público-alvo : contexto
(dc.audience.context
)
Profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam na Atenção Básica.
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Assistente social
Cirurgião dentista - clínico geral
Educador social
Enfermeiro
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico acupunturista
Médico clínico
Médico geriatra
Médico ginecologista e obstetra
Médico homeopata
Médico pediatra
Médico psiquiatra
Médico sanitarista
Médico veterinário
Nutricionistas
Profissionais da educação física
Psicólogo clínico
Terapeuta ocupacional
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Cessão parcial não exclusiva
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
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Resumo
(dc.description.abstract
)
Tópico 1 – Introdução
O tópico apresenta a primeira iniciativa de planejamento de saúde, ocorrida em 1917, na URSS, e por isso estigmatizada, mostra a mudança dessa concepção, em função de pensamento de Keynes, a partir da crise na economia mundial em 1929, e a preocupação política e acadêmica, após a 2ª Guerra Mundial em explicar o subdesenvolvimento endêmico na América Latina buscando sua superação por meio de planejamento. É mostrado como o Plano Marshall, na década de 1960, visava qualificar a gestão de políticas sociais e um processo equilibrado de investimentos no desenvolvimento social e político. Apresenta a inciativa CENDES/OPAS – 1965 - na área de saúde como método de programação sanitária e paradigma de eficiência e racionalidade no uso de recursos; bem como, nas décadas de 1970/80 a nova forma de planejamento em Atenção Básica, devido ao fracasso do método normativo, marcando o surgimento do pensamento estratégico-situacional e da gestão pela incerteza, reconhecendo a probabilidade do conflito nas relações, admitindo o planejamento como ato social, aceitando mais de uma explicação diagnóstica e entendendo o sistema social como historicamente complexo. São apontadas as três vertentes do planejamento estratégico-situacional: de Mario Testa, de Carlos Matus e da Escola de Medellin.
Tópico 2 – Mario Testa e o pensamento estratégico
No tópico são apresentados o Método CENDES/OPAS e a figura de Mario Testa como sendo a origem do diagnóstico situacional em saúde, reconhecendo a perspectiva do social como totalidade, distribuindo o poder entre as esferas: administrativa, técnica e política. É mostrado, também, o postulado da coerência como diagrama da relação entre propostas políticas, organização e método.
Tópico 3 – Carlos Matus e o planejamento estratégico-situacional
O tópico apresenta o planejamento estratégico-situacional como origem da reflexão sobre a necessidade de aumentar a capacidade de governar, entendendo planejamento como processo dinâmico de aprendizagem/correção/aprendizagem, em que ação, situação, ator social formam um todo centrado nos problemas a serem sanados, propondo o triângulo de governo, de modo a garantir a governabilidade do sistema. Mostra essa linha de planejamento contemplando um conjunto de métodos nos diferentes momentos do processo: explicativo, normativo, estratégico e tático operacional, assinalando, também, a diferença entre etapas, que são sequenciais e momentos que podem ser simultâneos, possibilitando a adaptação. Também é mostrado ser essa a abordagem de planejamento a adotada no curso, juntamente com a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas.
Tópico 4 – Plano de Ação da Escola de Medellin
O tópico apresenta como, no fim da década de 1980, uma série de seminários da OPAS/OMS culminaram com o encontro Salud para todos enel 2000: implicaciones para la planificacion y addministracion de los sistemas de salud, em Medellin, Colômbia, no qual, com base nas ideias de Testa e Matus, houve o aprofundamento do reconhecimento das forças em conflito na sociedade, aposta na política de Atenção Primária em Saúde como metas para 2000 e em um plano de ação para ampliar a participação e o comprometimento da sociedade para efetivação de mudanças nas condições de saúde.
Tópico 5 – Planejamento Comunicativo
É apresentado, no tópico, como essa linha de planejamento surge, nos anos 90 como contraponto ao enfoque mais limitado de planejamento estratégico em saúde, tendo como referencial a teoria do Agir Comunicativo de Habermas, explorando os elementos da comunicação, pouco aprofundados nas obras de Testa e Matus. É mostrado como o enfoque comunicativo valoriza a integração, uma vez que o fluxo comunicativo amplia o processo gerencial, construindo projetos coletivos, com o diálogo gerando comprometimento. Também é demostrado como a reflexão do agir comunicativo, incorporada ao longo do processo, propicia a pactuação de ações e compromissos.
Unidade 2 do módulo 4 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Material multimídia
Título
(dc.title
)
O planejamento em saúde na américa latina
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/10253/mod_resource/content/3/un2/top1_1.html
Versão do recurso educacional
(dc.description.version
)
1.0
possui parte
(dc.relation.haspart
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1167
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