FICHA TÉCNICA DO RECURSO

INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM PACIENTES ADULTOS HIPERTENSOS E COM RISCO, NA COMUNIDADE VÁRZEA GRANDES DA TERRA INDÍGENA XAKRIABÁ
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde dos Povos Indígenas
(dc.contributor.author )
SABINA, Barbaro Orlando Perez
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2019
(dc.date.available )
2019-05-13T18:34:27Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-13T18:34:27Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12121
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
CLEMENTE, Ana Paula Grotti
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
educação em saúde
hipertensão
mortalidade
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível, caracterizada por um aumento da pressão arterial e suas complicações, associadas a taxas de invalidade temporais ou permanentes e a taxas de mortalidade elevadas. Constituindo um sério problema de saúde pública no mundo, sendo a hipertensão arterial sistêmica um problema desafiador para a atenção primária de saúde se não for tratada de forma precoce e adequada. A HAS foi o problema de saúde com maior prevalência na comunidade Várzea Grande no município São João das Missões durante o ano de 2016. Deste modo o presente estudo será elaborar um projeto de intervenção educativa com duração de nove meses. O trabalho tem como objetivo contribuir para a diminuição da incidência de hipertensão arterial sistêmica em pacientes com risco para desenvolvimento de HAS e atenuação das complicações nos pacientes hipertensos. Para o planejamento da proposta de intervenção foi realizado pesquisa bibliográfica com base em dados eletrônicos obtidos pelo Google acadêmico e pelas publicações do Ministério da Saúde do Brasil. Para avaliar a efetividade das ações de educação em saúde voltadas a prevenção da hipertensão, será aplicada uma entrevista no início do ciclo palestra e após o término, a fim verificar o ganho de conhecimento de hábitos de tóxicos (tabagismo e consumo de álcool), hábitos alimentares, a realizações de exercícios físicos e conhecimentos dos sintomas de pressão arterial alta
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM PACIENTES ADULTOS HIPERTENSOS E COM RISCO, NA COMUNIDADE VÁRZEA GRANDES DA TERRA INDÍGENA XAKRIABÁ