FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A horizontalidade no processo de trabalho
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Lacerda, Josimari Telino de
Moretti-Pires, Rodrigo Otávio
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Maria Cristina Marino Calvo::expert
2012::Maria Cristina Marino Calvo::expert
2012::Sheila Rubia Lindner::expert
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
6h
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2012
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2014-06-28T01:41:40Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2014-06-28T01:41:40Z
Designer gráfico
(dc.contributor.graphicalDesigner
)
Alves, Maraysa
Designer instrucional
(dc.contributor.instructionalDesigner
)
Heredia, Jimena de Mello
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1212
Extensão
(dc.format.extent
)
Conteúdo Online do módulo de Processo de Trabalho na Atenção Básica: A horizontalidade no processo de trabalho. Unidade 3 do módulo 6 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Ilustrador de EaD
(dc.contributor.eadIllustrator
)
Alves, Maraysa
Paschoal, Rafaella Volkmann
Santos Neto, Aurino Manoel dos Santos
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
- Compreender as especificidades e as atribuições das equipes de saúde previstas na legislação do SUS. - Discutir aspectos conceituais e operacionais da interdisciplinaridade e da atuação multiprofissional e sua importância no trabalho das equipes.
- Reconhecer as ferramentas que devem orientar o processo de trabalho e a organização dos serviços das unidades de saúde.
- Identificar as ferramentas tecnológicas da atuação do NASF.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Processo de trabalho
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
Público-alvo : contexto
(dc.audience.context
)
Profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam na Atenção Básica.
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Assistente social
Cirurgião dentista - clínico geral
Educador social
Enfermeiro
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico acupunturista
Médico clínico
Médico geriatra
Médico ginecologista e obstetra
Médico homeopata
Médico pediatra
Médico psiquiatra
Médico sanitarista
Médico veterinário
Nutricionistas
Profissionais da educação física
Psicólogo clínico
Terapeuta ocupacional
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Cessão parcial não exclusiva
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
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Resumo
(dc.description.abstract
)
Tópico 1 – Educação Permanente como meio de mudança
O tópico aborda a necessidade de romper com o modelo de formação profissional em saúde, especializado e fragmentado, mostrando NASF e ESF com a nova abrangência das equipes multiprofissionais e da necessidade de formá-las e instrumentalizar profissionais por meio da Educação Permanente em Saúde (EPS), promovendo aprendizagem com significado, reflexão crítica e capacitação cujo referencial são as necessidades da população atendida. Trata, também, da gestão setorial dos serviços e do controle social em saúde, sendo a EPS o marco processual descentralizador, ascendente e transdisciplinar, que necessita continuamente de pactuação da qual depende a qualidade da interação entre cada equipe em seu território por meio do respeito, da tolerância e da aceitação.
Tópico 2 – Humanização como parte do processo de trabalho
O tópico trata da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão – PNH – e de sua importância como instrumento para a AB, criando vínculos afetivos com o usuário e profissionais da rede por meio da corresponsabilidade e da efetivação da integralidade. Apresenta os princípios da PNH: autonomia e protagonismo; corresponsabilidade; vínculos solidários, redes de cooperação e gestão coletiva como parâmetros para efetiva humanização.
Tópico 3 – Acolhimento em Saúde
O tópico mostra como o acolhimento, conforme a PNH é fundamental, como postura ética, para o processo de produção de saúde, abrangendo três dimensões: relacional, organizacional e ética de modo a colocar em prática integralidade, equidade e resolutividade. Mostra, também, que o acolhimento se estende de forma contínua a todo o processo.
Tópico 4 – Participação Social
O tópico mostra o processo de trabalho em saúde, proposto pelo SUS, como aquele em que diversos grupos e atores tomam parte nas decisões, sendo seu pilar a participação da organização social. Mostra, também, como a lei 8142/90 prevê o exercício do controle social em saúde, por meio dos conselhos, conferências e suas subdivisões, garantindo o direito de tomar o Estado como coisa pública, redistribuindo o poder. Analisa, também, como essa meta ainda está distante de ser alcançada.
Unidade 3 do módulo 6 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Material multimídia
Título
(dc.title
)
A horizontalidade no processo de trabalho
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/15671/mod_resource/content/5/un3/top1_1.html
Versão do recurso educacional
(dc.description.version
)
2.0
possui parte
(dc.relation.haspart
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1169
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