FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ações educativas para prevenir as complicações nos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 da unidade de atenção a saúde da Família Adilson Baggio do município de Ponta Grossa-PR.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
QUINONES, Adolfo Miguel Zorrilla
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:58:21Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:58:21Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12806
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
KUHNEN, Adriana Eich
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Diabetes mellitus
Educação em saúde
Prevenção
Qualidade de vida
(dc.subject.decs )
Diabetes mellitus
Educação em saúde
Prevenção
Qualidade de vida
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: Este é um projeto de intervenção com abordagem educativa para a Unidade de Atenção da Saúde da Família (USF) Adilson Baggio do município de Ponta Grossa estado Paraná para interagir com a população diabética tipo 2 atendida nessa instituição de saúde. Objetivo: O objetivo, é melhorar a qualidade de vida dos indivíduos através de ações educativas que permitam incrementar o conhecimento dos pacientes sobre a sua doença, oferecendo ferramentas úteis e simples para eles aprenderem a prevenir a aparição precoce de complicações. Metodologia: Este projeto de intervenção foi desenhado em três momentos: Primeira seleção do pessoal da UFS e pacientes que cumpram os critérios de inclusão. Segundo prepará-los para incrementar seu conhecimento sobre a doença e sobre a ações de saúde que vão lhes permitir aumentar a qualidade de vida. Terceiro pôr em andamento um conjunto de ações para garantir o êxito individual e familiar na construção de uma melhor realidade para o paciente. O trabalho será avaliado durante a sua execução por meio dos parâmetros de desenvolvimento no conhecimento nos pacientes, das famílias e dos profissionais de saúde que participam e pelas alterações obtida nos indicadores de saúde. Resultados Esperados: Espera-se obter melhora no nível de conhecimento sobre a doença por pacientes e família afetadas pela Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM-2), atendidas pela Equipe de Saúde da Unidade afim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Considera-se útil este projeto de intervenção pois ele irá oferecer uma nova visão nas possibilidades de enfrentamento à doença na USF do território, é uma ferramenta inicial para a abordagem da diabetes através da educação em saúde.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Ações educativas para prevenir as complicações nos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 da unidade de atenção a saúde da Família Adilson Baggio do município de Ponta Grossa-PR.