FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Orientação sexual na escola: educação em saúde sexual e reprodutiva com a construção de um grupo para jovens pertencentes ao município de Luiz Alves- SC.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
SÁ, Bruna Silveira
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:58:27Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:58:27Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12824
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
BOLSONI, Carolina Carvalho
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Educação em saúde
Gravidez na adolescência e contracepção
Promoção da saúde
Saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes
Sexualidade
(dc.subject.decs )
Educação em saúde
Gravidez na adolescência e contracepção
Promoção da saúde
Saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes
Sexualidade
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A educação em saúde é uma importante ferramenta no que diz respeito a promoção da qualidade de vida da população. A gravidez na adolescência vem sendo considerada, em alguns países, como o Brasil, problema de saúde pública, onde o planejamento familiar e a educação sexual ainda são assuntos pouco discutidos. Em uma unidade básica do município de Luiz Alves- SC, há um alto índice de adolescentes grávidas, sendo reconhecido esse agravo pela equipe de saúde, onde a grande maioria das gestações não foi planejada. Dessa forma, como o ambiente escolar é um meio fértil para a prática da promoção da saúde, principalmente no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva de jovens e adolescentes, é necessário iniciar uma intervenção local. Objetivo: Elaborar um plano de ações que contribua para educar e ensinar os adolescentes sobre seu corpo, sua saúde sexual e reprodutiva. Metodologia: Implementação de um grupo na Escola Municipal Vendelino Schweitzer, área de abrangência da ESF 004, para jovens do 5° ano, a partir dos 10 anos de idade, no ano 2017, no município de Luiz Alves, Santa Catarina. Com o intuito de educar os jovens, ensinando sobre saúde reprodutiva e sexual, enfatizando a importância dos métodos contraceptivos, informando sobre as DST´s, orientando sobre a gravidez na adolescência, as mudanças biopsicossociais e a necessidade de um planejamento familiar. Para tanto, o grupo contará com rodas de conversa, dinâmicas interativas e vídeos, bem como outros materiais e recursos didáticos. Resultados Esperados: Pretende-se com este projeto de intervenção promover saúde e educação em saúde voltada para o novo desafio da vida desses jovens, a sexualidade e reprodução. Esperamos promover a prática do autocuidado, orientando sobre o corpo humano, sobre sua fisiologia e necessidades. Queremos promover uma conscientização maior dos jovens sobre a importância do estudo, da qualificação profissional e do planejamento familiar.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Orientação sexual na escola: educação em saúde sexual e reprodutiva com a construção de um grupo para jovens pertencentes ao município de Luiz Alves- SC.