FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Acompanhamento para o Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica dos usuários acompanhados pela equipe Equipe de Saúde da Família do município de Ibema (PR).
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
MATTER, Adriana
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:58:43Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:58:43Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12867
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
HELLMANN, Fernando
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Hipertensão arterial sistemica
Melhoria da saúde
(dc.subject.decs )
Hipertensão arterial sistemica
Melhoria da saúde
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma das principais doenças crônicas que acometem a população no Brasil e no mundo. No município de Ibema, Paraná, as estatísticas não são diferentes. O problema a ser discutido nesse projeto de intervenção foi selecionado devido a alta prevalência da doença na população do município de Ibema. O objetivo geral desta proposta é construir e implementar, juntamente com a Equipe de Saúde da Família do município de Ibema (PR), um plano de ações para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica dos usuários acompanhados pela equipe; sendo os objetivos específicos: proporcionar educação em saúde aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica; aumentar a adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica; promover hábitos de vida saudáveis entre usuários. Para tanto, desenhou-se uma matedologia pautada na troca de saberes entre profissionais e usuários.O público escolhido para o projeto são pacientes hipertensos que pertencem a Estratégia de Saúde da Família do município. Serão convidados 60 usuários para participarem do projeto. A intervenção será realizada em oito reuniões sistematizadas, que serão distribuídos ao longo do ano de 2017, com reuniões mensãis. Serão previstas consultas individuais e visitas domiciliares. Os encontros coletivos serão pautados nas principais dúvidas dos usuários e em temas como atividade física e lazer, atividades educativas sobre nutrição e hábitos de vida saudáveis e cuidados gerais às pessoas acometidas com HAS. Coletivamente, no decorrer dos encontros, burcar-se-á encontrar soluções para enfrentar os principais problemas relacionados a doença, identificando as principais dificuldades para o controle pressórico e encerraremos com o relato dos participantes, evidenciando a aplicação dos novos conhecimentos adquiridos em seu cotidiano para melhorar a qualidade de vida. Espera-se maior controle da HAS e das suas complicações entre os participantes, bem como aumento na adesão ao tratamento e desenvolvimento de hábitos saudáveis melhorando assim a qualidade de vida dos usuários da UBS.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Acompanhamento para o Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica dos usuários acompanhados pela equipe Equipe de Saúde da Família do município de Ibema (PR).