FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Acolhimento e acesso do usuário na Unidade de Saúde do Progresso em Laguna - SC.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
NOGUEIRA, Maria Helena Salgado Delamain Pupo
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:58:49Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:58:49Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12883
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
BOELL, Julia Estela Willrich
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Acesso
Acolhimento
Capacitação
Empoderamento
(dc.subject.decs )
Acesso
Acolhimento
Capacitação
Empoderamento
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução:Sabe-se que apesar de não ser um conceito novo, o acolhimento, ainda não ocorre em todas as unidades de saúde. A dificuldade de acesso do usuário também é um problema frequente. Este trabalho foi realizado junto a Equipe de Saúde da Família do Progresso, no município de Laguna-SC. Que apresenta população total de 44.982 pessoas. O território da equipe conta com 3034 usuários, com predomínio do sexo feminino e idade entre 20 e 59 anos. O trabalho demostra o processo de implementação do acolhimento e melhoria do acesso para o usuário. Objetivo: Aprimorar o acolhimento e melhorar o acesso do usuário à Unidade de Saúde do Progresso em Laguna-SC. Além de capacitar a equipe e criar vínculo com a comunidade. Metodologia: A construção do projeto foi por meio de reuniões da equipe. Todos traziam suas opiniões, e anseios e desejos da população. As conversas eram baseadas em experiências de outras unidades de saúde que realizaram o acolhimento com sucesso. No início havia um acolhimento rudimentar, onde somente alguns integrantes da equipe ouviam a queixa do paciente. E, muita dificuldade dos casos chegarem até o médico. Na maioria das vezes o usuário era aconselhado a procurar o hospital municipal de Laguna-SC. Além disso, o acesso era por meio das “fichas”, com longas filas. Foi então estipulado o agendamento semanal de consultas, e grupos prioritários com agenda aberta. Também foi iniciado o acolhimento por todos os membros da equipe. Resultados esperados: Houve dificuldade em avaliar realmente se houve ou não aumento do número de consultas. Também se os acolhimentos eram resolutivos, agradavam o usuário. Foi então, sugerido a aplicação de questionários. A equipe ficou muito satisfeita com o resultado. E, espera-se que daqui em diante ela decida sobre os processos de acesso do usuário e mantenha o acolhimento.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Acolhimento e acesso do usuário na Unidade de Saúde do Progresso em Laguna - SC.