FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Acolhimento e acesso do usuário na Unidade de Saúde do Progresso em Laguna - SC.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
NOGUEIRA, Maria Helena Salgado Delamain Pupo
CPF do autor
(unasus.description.provenance
)
CPF
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2017
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2019-05-15T16:58:49Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2019-05-15T16:58:49Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12883
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
BOELL, Julia Estela Willrich
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Acesso
Acolhimento
Capacitação
Empoderamento
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Acesso
Acolhimento
Capacitação
Empoderamento
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução:Sabe-se que apesar de não ser um conceito novo, o acolhimento, ainda não ocorre em todas as unidades de saúde. A dificuldade de acesso do usuário também é um problema frequente. Este trabalho foi realizado junto a Equipe de Saúde da Família do Progresso, no município de Laguna-SC. Que apresenta população total de 44.982 pessoas. O território da equipe conta com 3034 usuários, com predomínio do sexo feminino e idade entre 20 e 59 anos. O trabalho demostra o processo de implementação do acolhimento e melhoria do acesso para o usuário. Objetivo: Aprimorar o acolhimento e melhorar o acesso do usuário à Unidade de Saúde do Progresso em Laguna-SC. Além de capacitar a equipe e criar vínculo com a comunidade. Metodologia: A construção do projeto foi por meio de reuniões da equipe. Todos traziam suas opiniões, e anseios e desejos da população. As conversas eram baseadas em experiências de outras unidades de saúde que realizaram o acolhimento com sucesso. No início havia um acolhimento rudimentar, onde somente alguns integrantes da equipe ouviam a queixa do paciente. E, muita dificuldade dos casos chegarem até o médico. Na maioria das vezes o usuário era aconselhado a procurar o hospital municipal de Laguna-SC. Além disso, o acesso era por meio das “fichas”, com longas filas. Foi então estipulado o agendamento semanal de consultas, e grupos prioritários com agenda aberta. Também foi iniciado o acolhimento por todos os membros da equipe. Resultados esperados: Houve dificuldade em avaliar realmente se houve ou não aumento do número de consultas. Também se os acolhimentos eram resolutivos, agradavam o usuário. Foi então, sugerido a aplicação de questionários. A equipe ficou muito satisfeita com o resultado. E, espera-se que daqui em diante ela decida sobre os processos de acesso do usuário e mantenha o acolhimento.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Acolhimento e acesso do usuário na Unidade de Saúde do Progresso em Laguna - SC.
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