FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Acesso Avançado: redução do absenteísmo e fortalecimento do acolhimento em uma unidade básica de saúde.
(dc.identifier.uri)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12894
(dc.title)
Acesso Avançado: redução do absenteísmo e fortalecimento do acolhimento em uma unidade básica de saúde.
(dc.contributor.author)
AVILA, Fábio Martino Otero
(dc.language.iso)
pt_BR
(dc.description.abstract)
Introdução:O projeto de intervenção será realizado na Unidade Básica Nova Brasília na cidade de Brusque em Santa Catarina e consistirá na substituição da forma de agendamento do “modelo Tradicional” para o “Acesso Avançado”, que traduz-se em um sistema que prioriza o acolhimento do paciente da forma mais célere possível, substituição necessária devido aos altos índices de absenteísmo ligados ao antigo modelo, no qual desperdiçava-se perto de 20% dos atendimentos agendados em razão da ausência de pacientes, além de aumentar o tempo de espera entre a busca inicial pelo serviço e o atendimento. Objetivo: O intuito do projeto é diminuir os índices de absenteísmo e otimizar a aderência às consultas de Atenção Primária, realizando a inclusão do sistema de Acesso Avançado de forma a aprimorar o aproveitamento do tempo ocioso da equipe de saúde, fortalecendo desta forma o acolhimento e o vínculo com a comunidade. Metodologia: O Acesso Avançado será aplicado através da simples mudança do sistema de agendamento do Modelo Tradicional que previa 75% das consultas para pacientes agendados e 25% para consultas de urgência ou livre demanda com agendamentos para até 30 dias para o Sistema de Acesso Avançado ,sendo neste caso 75% das consultas resguardadas aos acolhimentos e consultas de urgência e 25% para consultas previamente agendadas, estas reservadas a grupos prioritários como crianças, idosos e gestantes com atendimento no em prazo não superior a 72 horas da busca inicial.Resultados esperados: Almejamos uma redução importante nos índices de absenteísmo, e com isto um aumento do número de consultas e a otimização da produtividade da equipe, ademais, pretendemos atingir a redução do tempo médio entre a procura do atendimento e a consulta de 30 dias para no máximo 72 horas (3 dias), fortalecendo através destes resultados a função da Unidade Básica de Saúde como “porta de entrada” ao Sistema Único de Saúde.
(dc.subject.keyword)
Acesso Avançado
(dc.subject.keyword)
Acolhimento
(dc.subject.keyword)
Absenteísmo
(dc.subject.decs)
Acesso Avançado
(dc.subject.decs)
Acolhimento
(dc.subject.decs)
Absenteísmo
(dc.location.country)
BRA
(dc.mediator)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(unasus.learningResourceType)
Trabalho de conclusão de curso
(dc.rights.holder)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.rights.type)
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.rights.license)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(dc.subject.classification)
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.date.accessioned)
2019-05-15T16:58:53Z
(dc.date.available)
2019-05-15T16:58:53Z
(dc.type)
Trabalho de conclusão de curso
(dc.contributor.advisor)
ZAMPROGNA, Katheri Maris
(dc.date.accepted)
2017
(unasus.description.provenance)
CPF