FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Projeto de Intervenção Educativa para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica de Indianópolis, PR.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
REYES, Alejandro Barrera
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:58:54Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:58:54Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12899
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
QUEIROZ, Larissa De Abreu
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Educação em saúde
Estilo de vida
Hipertensão Arterial Sistêmica
Promoção da Saúde
(dc.subject.decs )
Educação em saúde
Estilo de vida
Hipertensão Arterial Sistêmica
Promoção da Saúde
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica se constitui num sério problema de saúde pública. É uma doença crônica, multifatorial de alta prevalência no Brasil. A terapêutica inicial indicada para os pacientes é a mudança de estilo de vida. Objetivo: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica do município de Indianópolis, Paraná. Metodologia: Será realizada capacitação da equipe de saúde e também oficinas com os pacientes hipertensos com o objetivo de melhorar a informação e aumentar a cultura sanitária sobre Hipertensão Arterial. Tanto para os profissionais, como para os pacientes a discussão versará sobre os seguintes temas: Principais riscos da Hipertensão Arterial; Alimentação Adequada nos pacientes Hipertensos; Estilo de vida; Uso de álcool e outras drogas; Complicações da Hipertensão Arterial. Será aplicado um questionário no início da intervenção, sem identificação do paciente, para avaliar a necessidade de aprendizagem e interesse sobre os temas a serem discutidos. Serão organizadas palestras, conversas, vídeos, todos com objetivo de melhorar os conhecimentos dos hipertensos para poder influenciar de maneira positiva na diminuição da problemática. Resultados Esperados: A partir da implementação do plano de ação proposto, pretende-se estimular a reflexão sobre a prevenção e o controle da hipertensão arterial, o autocuidado por parte dos pacientes e dos profissionais de saúde por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis que contribuam para a melhoria da saúde e prevenção de agravos. Conclui-se que é necessário planejar programas de intervenção favoráveis às mudanças de estilo de vida, habituando-se à prática de atividades físicas, e assim, facilitar a adesão à terapia não-medicamentosa.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Projeto de Intervenção Educativa para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica de Indianópolis, PR.