FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Doenças Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar: promoção de saúde na Unidade Básica Saúde Javier Arzabe, Ponta Grossa, PR.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
PRZYBYSEWSKI, Celia
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:58:55Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:58:55Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12901
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
QUEIROZ, Larissa De Abreu
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Planejamento Familiar
Promoção da Saúde
(dc.subject.decs )
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Planejamento Familiar
Promoção da Saúde
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A Unidade Básica de Saúde (UBS) Javier Arzabe está localizada no bairro Real, município de Ponta Grossa, estado do Paraná. Nas últimas décadas tem aumentado o número de Doenças Sexualmente Transmissíveis e de gravidezes na adolescência o que pode acarretar abandono da escola, diminuição das oportunidades de trabalho com consequências para mães e filhos. Objetivo: O objetivo desta intervenção é desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação das Doenças Sexualmente Transmissíveis com ênfase no planejamento familiar, na população adscrita da Unidade Básica Saúde Javier Arzabe. Metodologia: As ações de saúde que serão executadas estão divididas em duas etapas: cadastramento e formação do grupo e encontros do grupo. Na primeira etapa, médico e agentes comunitários de saúde irão cadastrar de 20 a 30 pacientes durante 4 semanas para formar o grupo alvo da intervenção. Já na segunda, serão realizados 4 encontros semanais com participação de vários profissionais da equipe de saúde, versando sobre planejamento familiar como um direito reprodutivo, métodos contraceptivos, hábitos saudáveis, autocuidado. Resultados Esperados: Espera-se levar à população conhecimento sobre a existência e importância do programa de planejamento familiar, pois ele é uma forma de anticoncepção e concepção responsável e programada. Espera-se que sejam ampliados temas em relação à sexualidade da mulher levando a reflexão sobre a trajetória de lutas e conquistas dos direitos da assistência na sua própria saúde reprodutiva e sexual. Neste mesmo tema, amplia-se a discussão para a promoção e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, visto que é um aspecto diretamente relacionado à sexualidade e à forma com que as pessoas lidam com o seu corpo e o corpo do outro. Acredita-se que os envolvidos absorverão a importância da promoção de saúde e prevenção das DSTs no sentido de estimular o autocuidado, a autonomia e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Doenças Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar: promoção de saúde na Unidade Básica Saúde Javier Arzabe, Ponta Grossa, PR.