FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de ação para controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis pela Equipe de Saúde da Família Nossa Senhora das Graças, em Navegantes -SC.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
SILVA, Felipe William Dias
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:59:17Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:59:17Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12966
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
LINDNER, Sheila Rubia
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Doenças crônicas não-transmissíveis
Educação em saúde
Projeto de intervenção
Saúde da família
(dc.subject.decs )
Doenças crônicas não-transmissíveis
Educação em saúde
Projeto de intervenção
Saúde da família
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: As doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) são causa importante de morte no Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos. Podemos elencar as principais comorbidades, como as Doenças do aparelho Circulatório, Diabetes Mellitus, Câncer e Doenças Respiratórias Crônicas. O que predomina neste grupo é a dificuldade em controlar as mesmas. Os fatores mais importantes que influenciam na adesão ao tratamento destes pacientes são: dieta, falta de exercício, tabagismo, uso nocivo de álcool, estresse, dentre outras. Objetivo: construir e implementar, juntamente com a Equipe de Saúde da Família da ESF Nossa Senhora das Graças, município de Navegantes-SC, um plano de ações de promoção em saúde direcionado ao controle adequado de Doenças Crônicas não-transmissíveis. Metodologia: a partir de uma sensibilização da comunidade demonstrando a importância de práticas preventivas em relação às DCNT. Neste sentido realizaremos uma palestra dirigida aos gestores do nosso município, conscientizando-lhes da importância de seu apoio na disponibilização de material e determinando os principais problemas ou fatores de risco relacionados à nossa comunidade. Em um segundo momento nos reuniremos com as lideranças comunitárias, também discutindo com os mesmos os principais problemas crônicos de saúde e como podemos atuar. Após determinarmos estes objetivos em comum, traçaremos uma forma de intervenção, onde teremos como principal arma a produção de palestras por distintos profissionais da saúde. Será feito um treinamento em forma de seminário com os mesmos, para que todos tenham a mesma visão sobre o assunto. Sendo assim definiremos posteriormente o cronograma das atividades. Resultados esperados: espera-se que ao final deste projeto, haja um aumento do controle e consequentemente diminuição das complicações que as DCNT trazem aos usuários de nossa comunidade. Além, da inserção e criação de viículo entre a população e os profissionais da ESF, desenvolvendo desta forma um elo que permitiria um cuidado contínuo destes usuários.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Plano de ação para controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis pela Equipe de Saúde da Família Nossa Senhora das Graças, em Navegantes -SC.