FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Estratégia de intervenção educativa para diminuir o uso de psicofármacos em pacientes com depressão na Unidade de Saúde Lago Azul, no município de Campo Belo do Sul-SC
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
PUENTES, Yailin Betancourt
CPF do autor
(unasus.description.provenance
)
CPF
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2018
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2019-05-15T17:03:14Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2019-05-15T17:03:14Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13295
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
FIGUEIRÓ, Thamara Hübler
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Antidepressivos
Depressão
Estudos de Intervenção
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Antidepressivos
Depressão
Estudos de Intervenção
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução: A depressão é uma doença crônica que afeta 322 milhões de pessoas no mundo. A doença é ocasionada por diversos fatores como estresse, doenças hormonais, uso de drogas e álcool, dentre outros. Nos últimos anos vem se observando um aumento no uso indiscriminado de psicofármacos, principalmente em virtude do surgimento de novas drogas, prescrições inadequadas, e outros aspectos. Além disso, muitos pacientes fazem o uso inadequado dos medicamentos prescritos, realizando automedicação ou alterando a dose do medicamento, em parte devido ao pouco conhecimento sobre a doença e sobre a importância do tratamento médico farmacológico e não farmacológico. Objetivos: Este projeto de intervenção educativa teve como objetivos caracterizar os pacientes com depressão da unidade de saúde de Lago Azul em Campo Belo do Sul, Santa Catarina; identificar as principais causas e consequências da depressão na comunidade e ampliar o processo de trabalho da equipe de saúde da família, elevando o nível de conhecimento dos pacientes sobre a depressão e o uso indiscriminado de psicofármacos. Metodologia: Trata-se de uma intervenção com abordagem descritiva e quantitativa. Foi selecionada uma amostra de 60 pacientes de acordo com as faixas etárias, através de um sorteio simples, sendo que os dados dos pacientes foram coletados do prontuário. Foram realizadas ações multiprofissionais duas vezes por semana, distribuindo os pacientes em grupos de 20 integrantes. Resultados: Foi identificado que os benzodiazepínicos foram os medicamentos mais utilizados pelos participantes. Também se observou que a maioria da amostra fazia uso de dois a três psicofármacos, e que a maioria das mulheres utilizavam a mais de cinco anos o medicamento, enquanto a maioria dos homens utilizavam de dois a cinco anos. Os resultados indicam que houve um aumento no nível de conhecimento dos participantes sobre a depressão e espera-se que ocorra a redução do uso indiscriminado dos medicamentos antidepressivos.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Estratégia de intervenção educativa para diminuir o uso de psicofármacos em pacientes com depressão na Unidade de Saúde Lago Azul, no município de Campo Belo do Sul-SC
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