FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF: Luiz Nicoletti, São Marcos /RS.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Diabetes
Hipertensão
(dc.contributor.author )
CANTERO, ARADIANKA JIMENEZ
(dc.date.accepted )
2018-06-09
(dc.date.available )
2019-06-27T18:15:47Z
(dc.date.accessioned )
2019-06-27T18:15:47Z
(dc.rights.holder )
ARADIANKA JIMENEZ CANTERO
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13560
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
(dc.contributor.advisor )
ARAUJO, MARCIO
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Diabetes Mellitus
Fatores de Risco
Hipertensão
Qualidade de Vida
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A Organização Mundial de Saúde recentemente divulgou dados referentes à prevalência e estimativas de crescimento mundial da Hipertensão Arterial Sistémica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) para os próximos anos. O Brasil ocupa o sexto lugar mundial em números de casos de pessoas adultas com Diabetes. O mais importante é que, por ser a HAS e DM doenças em muitos casos assintomáticas, aproximadamente a metade dos indivíduos afetados efetivamente desconhecem a doença. As estimativas para os próximos 25 anos destas doenças são impressionantes. Isso seria mais ou menos assumir que populações precisarem de medicações, visitas regulares ao médico e de exames laboratoriais. Uma boa parte desta população necessitaria ainda de eventuais internações hospitalares por razoes ligadas ao surgimento de complicações crónicas relacionadas. Qual seria o impacto disto na qualidade de vida das pessoas e na estrutura de um sistema previdenciário já precário? Esta pergunta não deve ser respondida somente pelos médicos, mas por toda a sociedade.(SBHAS,2013 e SBDM,2013). Estas doenças: HAS e DM estão muito associadas porque possuem aspectos em comum como origem e fatores de riscos entre outros sendo sua relação bem estreita. (SBHAS,2013 e SBDM,2013). Esta proposta de projeto estabelece um cenário rico, já que pode fornecer informações fundamentais para a prática e planejamento da equipe. Os profissionais da Atenção Básica tem importância primordial nas estratégias de prevenção, diagnóstico, monitoriarizaçao e controle da HAS e DM. O princípio fundamental da prática centrada na pessoa e, consequentemente, envolver usuários e cuidadores, em nível individual e coletivo, na definição e implementação de estratégias de controle para HAS e DM. Nosso trabalho tem como objetivo elevar a qualidade de vida e atenção de pessoas com estas doenças.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF: Luiz Nicoletti, São Marcos /RS.