FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A criança, o meio ambiente e a família para médico
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde da Criança
Autor
(dc.contributor.author
)
Carcereri, Daniela Lemos
Cutolo, Luiz Roberto Agea
Delziovo, Carmem Regina
Döhms, Marcela Ceci
Garcia, Leandro Pereira
Souza, Ana Izabel Jatobá de
Tognoli, Heitor
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Sheila Rubia Lindner::expert
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
5h
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2012
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2014-08-21T19:31:56Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2014-08-21T19:31:56Z
Designer gráfico
(dc.contributor.graphicalDesigner
)
Sawczen, Fabrício
Designer instrucional
(dc.contributor.instructionalDesigner
)
Capillé, Marcelo
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1395
Extensão
(dc.format.extent
)
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: A criança, o meio ambiente e a família para médico. Unidade 2 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Ilustrador de EaD
(dc.contributor.eadIllustrator
)
Paschoal, Rafaella Volkmann
Santos Neto, Aurino Manoel dos Santos
Sawczen, Fabrício
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
•Contextualizar as políticas públicas de saúde relativas à Atenção Integral à Saúde da Criança no cenário brasileiro, reconhecendo a condição de vulnerabilidade infantil.
•Compreender as questões que circundam a criança e os distintos ambientes em que ela vive, identificando a influência exercida pelo meio ambiente e pela família no processo saúde-doença da criança para planejar ações que promovam qualidade de vida e segurança para a criança e sua família.
•Identificar as ações relacionadas ao acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil no âmbito da atenção básica com enfoque na saúde bucal, imunizações e alimentação.
•Reconhecer evidências para o acompanhamento clínico de puericultura e as ações de promoção e proteção envolvidas na Atenção Integral à Saúde da Criança.
•Elencar as principais ações da clínica e do cuidado nos principais agravos à saúde da criança, as ações de atenção integrada às doenças prevalentes na infância e fatores de risco relacionados à saúde infantil.
•Identificar possibilidades de trabalho interdisciplinar na atenção básica por meio do relato de experiências exitosas para subsidiar uma prática profissional fundamentada pela integralidade do cuidado.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Criança
Saúde da Família
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
Público-alvo : contexto
(dc.audience.context
)
Médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família.
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Médicos clínicos
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Cessão parcial não exclusiva
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
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Resumo
(dc.description.abstract
)
Tópico 1- Comunicação com a criança e a família
O tópico propõe que desde a concepção a criança sofre as consequências das condições sociais, históricas e familiares e que estas influenciam no processo saúde-doença, cabendo aos profissionais de AB, ESF e NASF, acompanhar toda a família, estabelecendo vínculos e utilizando perguntas-gatilho, com sutileza, deixando a família levantar questões que julgue relevantes, buscando aliança terapêutica.
Tópico 2 – A criança e a escola
O tópico mostra a creche e a escola como importantes ambientes de promoção de saúde, abordando a alimentação como exemplo. Mostra a escola como possibilidade de maximização do desenvolvimento, conforme proposta da OMS, diferente do enfoque tradicional. Trata do processo de aprendizagem avaliado por abordagem multidisciplinar e do papel do profissional de saúde na identificação e exclusão de causas clínicas que envolvem o processo de aprendizagem e do conhecimento que deve, para esse fim, ter do sistema educacional.
Tópico 3 – A família e os limites para a criança
O tópico aborda a importância do estabelecimento de limites, regras claras e consequências de conduta para o desenvolvimento saudável da criança. Mostra, também, a importância de debater o tema precocemente com a família, as possíveis ações de ESF e NASF sobre o assunto, apresentando exemplos de questões a serem discutidas.
Tópico 4 – Orientações importantes de prevenção para a família
O tópico mostra como a atenção integral à saúde da família possibilita que a própria criança organize suas experiências e como cabe ao profissional de AB discutir com as famílias as ações de promoção de saúde, por meio de temas como: fumo, atividades físicas, televisão, proteção contra raios UV, agravos por IVAS e SMS, uso de chupeta, leitura pré-escolar, prevenção de violência. Propõe, também, uma reflexão sobre o tema.
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: A criança, o meio ambiente e a família para médico. Unidade 2 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Material multimídia
Título
(dc.title
)
A criança, o meio ambiente e a família para médico
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/10351/mod_resource/content/8/un2/top1_1.html
Versão do recurso educacional
(dc.description.version
)
2.0
possui parte
(dc.relation.haspart
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1172
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