FICHA TÉCNICA DO RECURSO

MELHORANDO A ADESÃO DE PACIENTES HIPERTENSOS AO TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO NA ESF JOSÉ ELPÍDIO RAMOS, CAMPO GRANDE DO PIAUÍ- PI
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Educação em Saúde
(dc.contributor.author )
Brito, Luciana Sales de
(dc.date.accepted )
2919
(dc.date.available )
2019-12-17T20:32:32Z
(dc.date.accessioned )
2019-12-17T20:32:32Z
(dc.rights.holder )
Luciana Sales de Brito; Fabiana de Moura Souza; UFPI, UNASUS-MS.
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/14613
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
(dc.contributor.advisor )
Souza, Fabiana de Moura
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Hipertensão, Diabetes Mellitus, Educação e Saúde.
(dc.subject.decs )
Diabetes Mellitus
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
O presente projeto de intervenção descreve e discute uma estratégia educativa desenvolvida em atendimento aos portadores das doenças do aparelho circulatório (DAC), hipertensão e/ou diabetes em adultos e idosos de ambos os sexos na ESF José Elpídio Ramos, na localidade da Carnaíba, município de Campo Grande do Piauí, cujo objetivo é criar oficinas de atividades físicas e reeducação alimentar. Contudo incentivar o indivíduo a refletir sobre seu estilo de vida cotidiana relacionado à patologia crônica, no caso específico hipertensão arterial, diabetes mellitus e sedentarismo caracterizando-se como um instrumento de educação e saúde sobre uma perspectiva de promoção, prevenção e principalmente o controle dos agravos. Instruir os pacientes não só em relação as proporções de macronutrientes mais adequados, mas também a qualidade dos mesmos com o intuito de abolir o uso do álcool, fumo e controlar a gordura, açúcar e sal (GAS), contribuindo para uma dieta balanceada. Para tal foi implementada uma dinâmica de interação profissional-sujeito, que teve por base o uso da dança em grupos operativos. As técnicas pedagógicas utilizadas para a sistematização das aulas expositivas: cursos de orientação em hipertensão; diabetes; consulta de enfermagem individual, bem como a equipe multiprofissional, grupo operativo e uso de materiais educativos de comunicação e aprendizagem (DVD’s, fotografias,
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Autorizacao%20publicacao%20TCC.doc
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
MELHORANDO A ADESÃO DE PACIENTES HIPERTENSOS AO TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO NA ESF JOSÉ ELPÍDIO RAMOS, CAMPO GRANDE DO PIAUÍ- PI