FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Consulta de Enfermagem na Atenção Básica
(dc.type )
Texto
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Políticas de Saúde e Planejamento
(dc.contributor.author )
Argenta, Maritê Inez
Bresciani, Helga Regina
Fossari, Ivana Maria
Nilson, Luana Gabriele
Ortiga, Angela Maria Blatt
Trombetta, Ana Paula
(dc.contributor.productionCoordinator )
Dolny, Luise Lüdke
Nilson, Luana Gabriele
Ortiga, Angela Maria Blatt
(dc.contributor.mainCoordinator )
Lacerda, Josimari Telino de
(dc.date.issued )
2015
(dc.date.available )
2020-04-03T14:09:11Z
(dc.date.accessioned )
2020-04-03T14:09:11Z
(dc.date.created )
2015
(dc.rights.holder )
Ana Paula Trombetta
Angela Maria Blatt Ortiga
Helga Regina Bresciani
Ivana Maria Fossari
Luana Gabriele Nilson
Maritê Inez Argenta
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/14870
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
(unasus.educationalDescription )
Apresentar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e sua importância para a atenção em saúde na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde; Conhecer a legislação para regulamentação do exercício profissional; Conhecer as atribuições dos enfermeiros descritas na Política Nacional de Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde; Compreender a importância da estruturação e da utilização de protocolos clínicos; Conhecer as etapas para a estruturação de protocolos para a realização de Consulta de Enfermagem na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde; Apresentar instrumentos para coleta de dados dos usuários e/ou família no contexto da Consulta de Enfermagem na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde; Fornecer subsídios para que o enfermeiro consiga, por meio do levantamento de problemas, estabelecer diagnósticos de enfermagem para o planejamento das atividades e/ou ações propostas ao usuário, buscando melhorar a sua condição de saúde; Compreender o planejamento de enfermagem, com base nos diagnósticos de enfermagem, de forma que o enfermeiro esteja apto a planejar ações de saúde, individuais ou coletivas, buscando estabelecer uma relação com o usuário que procura o serviço e melhorar a condição de saúde do mesmo; Conhecer referenciais teóricos e exemplos práticos que auxiliem o enfermeiro durante a organização e implementação das ações de saúde planejadas aos (...)
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Enfermagem
Saúde da Família
(dc.audience.occupation )
Enfermeiros e afins
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Esse curso tem o intuito de capacitar os enfermeiros da rede de Atenção Básica à Saúde para o desenvolvimento da consulta de enfermagem neste nível de atenção, a partir da estruturação e utilização de protocolos clínicos de acordo com as diretrizes nacionais e estaduais. O curso tem como público alvo os profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 50h.
(dc.rights.license )
Usos permitidos: reproduzir, exibir, executar, declamar, expor, apresentar, baixar, arquivar e incluir em material didático ou curso que constitua nova obra. Os usos listados poderão ser exercidos por qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, exclusivamente para fins pedagógicos, didáticos, educacionais, de pesquisa, científicos e informativos, desde que não configure uso para quaisquer fins comerciais, diretos ou indiretos. Usos não comerciais são as práticas em que as obras são disponibilizadas e transmitidas gratuitamente, sem cobrança ao usuário e a quaisquer terceiros e sem intuito de lucro direto por parte daquele que as disponibiliza e transmite. Usos e finalidades proibidas: As obras intelectuais incluídas e disponíveis para acesso no ARES NÃO poderão: a) ser comercializadas ou utilizadas direta ou indiretamente com finalidade lucrativa ou uso comercial; b) sofrer alterações quanto à autoria, título e integridade do material originalmente depositado; c) ser disponibilizadas em outros espaços virtuais; sem a citação da fonte original, sendo obrigatório o uso de links para o endereço virtual do Acervo; d) ser utilizadas para a prática de atos ilícitos, ou de qualquer forma, ou para qualquer finalidade não expressamente prevista neste documento ou na legislação aplicável; e) ser utilizadas em desrespeito a toda e qualquer regra e legislação brasileira que regule os direitos autorais, direitos da propriedade intelectual e direitos da personalidade (especialmente, mas não se limitando à voz, imagem, contorno, movimento, nome e pseudônimo).
(unasus.learningResourceType )
Texto
(dc.title )
Consulta de Enfermagem na Atenção Básica
(dc.source )
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Núcleo Telessaúde Santa Catarina. Curso a distância de Consulta de Enfermagem na Atenção Básica [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina ; Angela Maria Blatt Ortiga ...[et al.]. – Florianópolis : UFSC, 2015. 129 p. : il., tabs.