FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Hipertensão arterial na comunidade do Baixio, município Quiterianópolis, Ceará. Fatores de risco, principais causas do descontrole da doença e medidas de prevenção.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Pita, Adrián Gonzalez
(dc.date.accepted )
2018.0
(dc.date.available )
2020-12-02T13:58:47Z
(dc.date.accessioned )
2020-12-02T13:58:47Z
(dc.rights.holder )
ADRIÁN GONZALEZ PITA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/19955
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Nunes, Paulo Iury Gomes
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
C14.907.489:Hipertensão
SP2.016:Assistência à Saúde.
SP2.021.172:Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das mais importantes causas evitáveis de morbi-mortalidade no Brasil e no mundo e a sua gestão compete como uma das intervenções mais comuns da atenção primária. Estima-se que mais de 15 milhões de brasileiros têm HAS, sendo aproximadamente 12.410.753 usuários do SUS. Mais de um 1/3 desconhecem a doença e menos de 1/3 dos hipertensos com diagnóstico apresentam níveis adequados de pressão arterial com o tratamento proposto. Realizou-se um estudo transversal, de natureza observacional e quali- quantitativo do comportamento da HAS na comunidade do Baixio no município Quiterianopolis, no período de octubro 2017– agosto 2018, com o objetivo de diminuir a incidência de novos casos desta doença e o controle dos casos já existentes trabalhando com as pessoas da comunidade sobre seus hábitos e estilo de vida. Determinou-se que da amostra de 214 pacientes hipertensos, 54 de estes são homes, o que representa o 25.2% do total, entretanto 160 são mulheres representando o 74.8%, tendo um Índice de Letalidade (número de óbitos X 100 / número de pessoas que adoeceram) de 7.5% no sexo masculino e 2.5% no sexo feminino. Concluiu-se que e a toma não correta das medicações e a falta de exercício físico são as principais causas do descontrole da doença, pelo que os profissionais da atenção básica centram esforços para diminuir os fatores de risco assim como o índice de morbimortalidade.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Hipertensão arterial na comunidade do Baixio, município Quiterianópolis, Ceará. Fatores de risco, principais causas do descontrole da doença e medidas de prevenção.