FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educacional para avaliar o nível de conhecimento sobre o risco pré-concepcional em mulheres pertencentes à comunidade de São João, Cidelândia.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Ramirez, Leticia Parra
(dc.date.accepted )
2018.0
(dc.date.available )
2020-12-02T14:00:00Z
(dc.date.accessioned )
2020-12-02T14:00:00Z
(dc.rights.holder )
LETICIA PARRA RAMIREZ
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20115
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Boigny, Reagan Nzundu
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
SP2.006.022:Saúde da Mulher.
SP2.006.087.087.088.004:Anticoncepção
SP2.021.172:Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
O risco pré-concepcional é a possibilidade que têm uma mulher de em idade fértil de apresentar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação.Para prestar uma atenção pr´r-concepcional de qualidade é necessário que o indivíduo seja compreendido na sua integralidade e singularidade. É necessário levar em consideração o ambiente no qual a pessoa estão inserida, suas diferenças, identidade, credo, assim como suas necessidades. No posto de saúde de São João , município de Cidelândia, observou-se um baixo controle de risco pré-concepcional nos pacientes atendidos pelo equipe de saúde, esta situação proporcionou a elaboração de um projeto de intervenção com vistas a avaliar o conhecimento das mulheres da comunidade sobre o risco pré-concepcional. Metodologia utilizada foi o Planejamento Estratégico Situacional, de acordo com o módulo de Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde do Curso de Especialização em EstraTÉGIA DE Saúde da Família. Foi realizada também , uma revisão bibliográfica a partir de artigos encontrados nas bases de dados de saúde (Google Acadêmico), em português, utilizando os seguintes descritores: risco, gravidez, atenção primaria, prevenção. Desse modo, foi possível estabelecer ações para melhorar a consulta de planejamento familiar, bem como a identificação e controle das mulheres que apresentam risco pré-concepcional.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Intervenção educacional para avaliar o nível de conhecimento sobre o risco pré-concepcional em mulheres pertencentes à comunidade de São João, Cidelândia.