FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção educativa sobre fatores de risco de hipertensão arterial em adultos, distrito Parazinho
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Martinez, Mailin Cruz
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2018.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2020-12-02T14:00:11Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2020-12-02T14:00:11Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
MAILIN CRUZ MARTINEZ
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20135
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Rebouças, Francisco Gilmário
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
C14.907.489:Hipertensão
SP2.016:Assistência à Saúde.
SP2.021.172:Educação em Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) afeta a saúde de indivíduos em todas as partes do mundo. Foi realizado um estudo de intervenção educativa, com o objetivo de elevar o nível de conhecimento sobre os fatores de risco modificáveis relacionados à hipertensão em pacientes com idade entre 25 e 59 anos, não hipertensos, que pertencem à UBS Monsenhor Vitorino de Oliveira, distrito Parazinho, município Granja, constituindo o universo da pesquisa, que representa 123 pacientes, com duração aproximada de 8 meses. Variáveis como idade, sexo, nível de conhecimento sobre a relação entre hábitos tóxicos como tabagismo e alcoolismo, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e hipertensão arterial foram utilizadas. As informações foram obtidas por meio da aplicação dum questionário e dos prontuários individuais. Foi escolhida uma mostra representativa do universo, selecionando intencionalmente os pacientes que apresentavam fatores de risco modificáveis definidos no estudo, representado por 74 pacientes. As informações coletadas foram processadas por métodos estatísticos, teóricos e empíricos. Foi aplicada uma entrevista- questionário inicial para medir o nível de conhecimento sobre hipertensão e fatores de risco modificáveis relacionados com a doença. Foram realizadas conferências educacionais, oficinas, discussões, e foi finalizado com uma entrevista- questionário final para avaliar os resultados das atividades realizadas. Pode-se concluir que, após a implementação das ações educativas, um considerável aumento do conhecimento foi alcançado.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Intervenção educativa sobre fatores de risco de hipertensão arterial em adultos, distrito Parazinho
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