FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Estratégia na prevenção de quedas no idoso na UBS Recamonde Capelo Fortaleza - CE para redução da mortalidade no idoso e melhora na qualidade de vida.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Couto, Renata Leão
(dc.date.accepted )
2018.0
(dc.date.available )
2020-12-02T14:00:56Z
(dc.date.accessioned )
2020-12-02T14:00:56Z
(dc.rights.holder )
RENATA LEÃO COUTO
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20207
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Rocha, Jose Carlos Tatmatsu
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
SP2.006.047:Saúde do Idoso
SP2.016:Assistência à Saúde.
SP2.021.172:Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
Este objetiva realizar uma proposta de intervenção para prevenir queda e ou minimizar riscos de quedas no idoso em idosos na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família de Recamonde Capelo. Pretende-se, portanto, investigar e intervir nas causas mais recorrentes de queda nesses pacientes, reduzindo assim a morbimortalidade e proporcionar qualidade de vida. Quedas e as consequentes lesões resultantes constituem um problema de saúde pública e de grande impacto social enfrentado hoje por todos os países em que ocorre expressivo envelhecimento populacional. Durante o processo de envelhecimento, observa-se uma série de alterações que podem comprometer tanto a capacidade cognitiva quanto gerar problemas posturais, aumentando a probabilidade de quedas na população idosa. A grande preocupação é quanto ao fato de esta ser uma condição que gera impactos negativos na expectativa de vida dos idosos, sendo um problema de saúde pública relevante que merece atenção, além de representar a sexta causa de óbitos em idosos, apresenta alta morbidade e está entre as principais causas de hospitalização das pessoas com 60 anos de idade ou mais. O estudo é descritivo, exploratório com abordagem quali¬tativa do tipo pesquisa ação que consiste essencialmente em acoplar pesquisa e ação em um único processo. As quedas na população idosa são freqüentes e determinam complicações que alteram negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Sua ocorrência pode ser evitada com medidas preventivas adequadas, identificando causas e desenvolvendo métodos para reduzir sua ocorrência.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Estratégia na prevenção de quedas no idoso na UBS Recamonde Capelo Fortaleza - CE para redução da mortalidade no idoso e melhora na qualidade de vida.