FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Princípios para o cuidado domiciliar 1
(dc.subject.classification )
Atenção Domiciliar
(dc.contributor.author )
Freitas, Tanise Gonçalves de
Gelbcke, Francine Lima
Locks, Melissa Orlandi Honório
Salum, Nádia Chiodelli
(unasus.evaluation )
2015::Luciana Guimarães Nunes de Paula::expert
2015::Márcia Luz::expert
2015::Mariana Dias::expert
(unasus.typicalLearningTime )
30 horas
(dc.date.issued )
2015-05-27
(dc.date.available )
2015-05-27T14:35:48Z
(dc.date.accessioned )
2015-05-27T14:35:48Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/2208
(dc.format.extent )
Material Multimídea contendo todo conteúdo do curso.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
Ao final deste módulo, espera-se que o aluno seja capaz de refletir sobre os princípios que envolvem os procedimentos mais comuns nos cuidados domiciliares, ressaltando a importância do envolvimento e orientação de familiares e cuidadores neste processo.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
atenção domiciliar
(dc.subject.decs )
Assistência Domiciliar
Tratamento Domiciliar
(dc.description.sponsorship )
CGAD - DAB - Ministerio da Saúde
(dc.audience.context )
Profissionais de nível superior e técnicos da saúde, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalham na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e outros gestores também.
(dc.audience.occupation )
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiro
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico ginecologista e obstetra
Médico pediatra
Médico psiquiatra
Médico veterinário
Médicos clínicos
Nutricionistas
Psicólogos e psicanalistas
Terapeuta ocupacional
(dc.rights.type )
Termo de cessão padrão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância. O módulo intitulado Princípios para o cuidado domiciliar 1 tem como objetivo refletir sobre os princípios que envolvem os procedimentos mais comuns nos cuidados domiciliares, ressaltando a importância do envolvimento e orientação de familiares e cuidadores neste processo. Na unidade 1, Princípios éticos e de biossegurança no cuidado domiciliar, discute-se sobre o cuidado compartilhado e ético, bem como os princípios de biossegurança relacionados ao trabalhador e ao ambiente. A unidade 2, Procedimentos no cuidado domiciliar: sinais vitais, tem como objetivo revisar as técnicas adequadas de aferição dos sinais vitais, suas principais características, o significado das alterações mais frequentes, além de descrever os parâmetros de normalidade esperados para as diferentes faixa etárias. A Unidade 3, Procedimentos no cuidado domiciliar: higiene e conforto, descreve os principais procedimentos a serem realizados no domicílio para manter a higiene e o conforto do usuário. Na unidade 4, Procedimentos no cuidado domiciliar: sono e repouso, são apresentados os principais cuidados relativos ao sono e repouso adequados, as posturas adequadas e as medidas de segurança relacionadas à movimentação do usuário. A Unidade 5, Procedimentos no cuidado domiciliar: medicação, aborda os principais cuidados a serem realizados no que se refere à administração de medicamentos de forma segura e planejada. Na unidade 6, Procedimentos no cuidado domiciliar: curativos, são apresentados os diferentes tipos de feridas e o conjunto de coberturas indicadas a partir da avaliação de cada lesão, visando à aplicação prática no processo de cuidado domiciliar. O módulo possui conteúdos adicionais e diversas fontes de informação e conhecimento, com sugestões de leituras na forma de artigos, cadernos, guias, manuais e vídeos, que complementam o tema estudado.
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
Princípios para o cuidado domiciliar 1
(dc.description.version )
1.0