FICHA TÉCNICA DO RECURSO

INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE O ATRASO VACINAL DE CRIANÇAS DE 0 À 5 ANOS ATENDIDAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA MACAPÁ DA BARRETA NO MUNICÍPIO DE VIGIA DE NAZARÉ- PARÁ
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Cunha, Igor Fabiano da
(dc.date.accepted )
2020-12-09
(dc.date.available )
2021-06-15T02:37:24Z
(dc.date.accessioned )
2021-06-15T02:37:24Z
(dc.rights.holder )
Igor Fabiano da Cunha
Ministério da Saúde
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23820
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.contributor.advisor )
Pires, Carla Andréa Avelar
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Cobertura Vacinal
Programas de Imunização
Vacinação
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: O cenário deste projeto de intervenção foi a Estratégia de Saúde da Família de Macapá da Barreta, localizado na zona rural, no município de Vigia-PA. Objetivo: Promover uma intervenção em educação em saúde para reduzir o número de crianças com atraso vacinal na comunidade atendida pela ESF de Macapá da Barreta, no município de Vigia de Nazaré – PA. Metodologia: Este é um estudo de intervenção descritivo realizado através de pesquisa bibliográfica, com a realização de intervenção educativa promovendo capacitação de ACS e equipe de saúde, palestras educativas sobre vacinação para 20 pessoas da comunidade e mutirão de vacinação para reduzir o atraso vacinal. Resultados: na execução da palestra com a população, foi possível constatar que a maioria das mães ali presente, apresentava baixo grau de escolaridade e idade entre 21 e 25 anos, sendo que não sabiam da importância da vacinação; a faixa etária das crianças de maior prevalência ficou entre 49 e 60 meses; as vacinas que apresentaram falhas foram: Febre amarela, terceira dose da Pentavalente e primeira dose da DTP e a presença de sintomas, juntamente com o esquecimento do dia da vacina foram os principais motivos encontrados. Conclusão: a realização da capacitação dos ACS e da palestra para a comunidade sobre vacinação, como estratégia de educação em saúde, foi essência para a intervenção. Esta (...)
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE O ATRASO VACINAL DE CRIANÇAS DE 0 À 5 ANOS ATENDIDAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA MACAPÁ DA BARRETA NO MUNICÍPIO DE VIGIA DE NAZARÉ- PARÁ