FICHA TÉCNICA DO RECURSO

RASTREAMENTO E PREVENÇÃO DA INFECÇÃO POR SÍFILIS EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE DO SISTEMA PRISIONAL DE ALAGOAS
(dc.format.description )
Projeto de Intervenção elaborado com o objetivo de ampliar a oferta de testagem rápida para diagnóstico precoce da infecção por sífilis entre mulheres privadas de liberdade do Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
Promoção da Saúde
Saúde Sexual e Reprodutiva
Saúde da Mulher
Saúde no Sistema Penitenciário
(dc.contributor.author )
Melo, Robert Lincoln Barros
(dc.date.accepted )
2021-02-24
(dc.date.available )
2021-06-15T19:16:51Z
(dc.date.accessioned )
2021-06-15T19:16:51Z
(dc.rights.holder )
Robert Lincoln Barros Melo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23830
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Santos, Amuzza Aylla Pereira dos
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prisões
Sífilis
(dc.subject.decs )
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prisões
Sífilis
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, que apresenta implicações clínicas complexas. O aumento da incidência de sífilis entre mulheres aponta a necessidade de estratégias específicas de prevenção da infecção e promoção da saúde. Em se tratando de mulheres privadas de liberdade, a situação se agrava, considerando as subjetividades do cárcere. Assim, este estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção para ampliar a oferta de testagem rápida para diagnóstico precoce da infecção por sífilis entre mulheres privadas de liberdade do Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia. O Diagnóstico Situacional foi obtido por meio do método de Estimativa Rápida. Para desenvolvimento do plano de intervenção foi utilizado o método de Planejamento Estratégico Situacional e o embasamento teórico foi realizado com pesquisa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os descritores: “Prisões”; “Doenças Sexualmente Transmissíveis; e “Sífilis. Serão realizadas entrevistas com as pessoas privadas de liberdade acerca dos fatores de risco para as ISTs, posteriormente será ofertado testes rápidos sorológicos para diagnóstico da sífilis. Serão realizadas também abordagens educativas através de palestras e material de divulgação sobre a importância do uso de preservativo durante as relações sexuais. Com este projeto, espera-se que (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
RASTREAMENTO E PREVENÇÃO DA INFECÇÃO POR SÍFILIS EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE DO SISTEMA PRISIONAL DE ALAGOAS