FICHA TÉCNICA DO RECURSO

INTERVENÇÃO EDUCATIVA CONTRA O USO INDEVIDO DE MEDICAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS E ANTIDIABÉTICAS POR IDOSOS DO CENTRO DE SAÚDE AMADEU VIVÁCQUA, MARABÁ, PARÁ.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Hipertensão
Saúde do Idoso
(dc.contributor.author )
Ribeiro, Rayan Sampaio De Lima
(dc.date.accepted )
2020-12-09
(dc.date.available )
2021-06-29T02:12:03Z
(dc.date.accessioned )
2021-06-29T02:12:03Z
(dc.rights.holder )
Ministério da Saúde
Rayan Sampaio De Lima Ribeiro
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23871
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.contributor.advisor )
Pires, Carla Andréa Avelar
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Adesão à Medicação
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Hipertensão
Idoso
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
A adesão terapêutica abaixo do ideal na população em geral, principalmente em idosos com doenças crônicas, como a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus, pode ocasionar riscos à saúde, como hospitalizações e até mortes. Dessa forma, este projeto tem como objetivo promover a diminuição da utilização irregular de medicações anti-hipertensivas e antidiabéticas pelos pacientes cadastrados no programa HIPERDIA adscritos na UBS Amadeu Vivácqua, em Marabá/PA. Trata-se de um projeto de intervenção que será direcionado para a equipe de saúde e os idosos cadastrados na referida unidade. As ações propostas são o levantamento de dados para detectar cada paciente do HIPERDIA, além do apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, realização de visitas domiciliares para a compreensão da dificuldade de cada paciente quanto à utilização medicamentosa e dinâmica familiar, bem como a realização de educação em saúde por meio de palestras educativas e rodas de conversa. O que se espera, com as ações propostas, favorecer o aprendizado, com o propósito de conseguir mudanças no estilo de vida, minimizar as dificuldades encontradas em relação ao conhecimento e atitude dos pacientes para o manejo da doença no seu dia-a-dia, além de estimular melhoria da qualidade alimentar e incentivar atividades saudáveis prazerosas. Esta proposta de intervenção estabelece um precedente para novas (...)
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
INTERVENÇÃO EDUCATIVA CONTRA O USO INDEVIDO DE MEDICAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS E ANTIDIABÉTICAS POR IDOSOS DO CENTRO DE SAÚDE AMADEU VIVÁCQUA, MARABÁ, PARÁ.