FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Desafios e soluções no desenvolvimento de Curso de Especialização em Saúde da Família do Ceará (CESF), pelo NUTEDS/ UFC
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
Cavalcante, Lidia Eugenia
Oliveira, Luiz Roberto de
Rolim, Raquel de Melo
Silva, Andréa Soares Rocha da
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2014
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-03-11T17:23:06Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-03-11T17:23:06Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Andréa Soares Rocha da Silva
Lidia Eugenia Cavalcante
Luiz Roberto de Oliveira
Raquel de Melo Rolim
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
Editora do recurso educacional, caso tenha sido publicado anteriormente
(dc.publisher.publisher
)
Ed. Universitária da UFPE
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24500
Extensão
(dc.format.extent
)
23 p.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Curso de Especialização em Saúde da Família
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação a Distância
Estudos de Avaliação como Assunto
Saúde da Família
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". Descreve a oferta do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF), solicitação da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Reflete sobre o uso da Educação a Distância online e fatores relevantes para o sucesso do curso. Os seguintes itens se destacam: criação pela UFC, responsável pelo curso, do NUTEDS/UFC, com cinco coordenações; construção participativa do Projeto Pedagógico do Curso; formação de Professores Conteudistas e Tutores (com atuação a distância e presencial); módulo sobre EaD online para os cursistas (início do curso); uso da transição didática; organização de equipe de produção; cuidados de monitorização conjunta pelas Coordenações de EaD e Tutoria, Pedagógica e de Monitoramento e Avaliação. Informa-se que o NUTEDS/UFC já possuía infraestrutura necessária de TIC, por atender outros projetos do MS (Programa Telessaúde Brasil Redes). Resultado na primeira turma: baixo índice de evasão (inferior a 20%). O curso está consolidado, com outras ofertas já concluídas.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
Desafios e soluções no desenvolvimento de Curso de Especialização em Saúde da Família do Ceará (CESF), pelo NUTEDS/ UFC
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9047
é parte de
(dc.relation.ispartof
)
Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação pe... (ARES/9047)
Aparece na coleção: