FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Desafios e soluções no desenvolvimento de Curso de Especialização em Saúde da Família do Ceará (CESF), pelo NUTEDS/ UFC
(dc.type )
Documento institucional
(dc.contributor.author )
Cavalcante, Lidia Eugenia
Oliveira, Luiz Roberto de
Rolim, Raquel de Melo
Silva, Andréa Soares Rocha da
(dc.date.issued )
2014
(dc.date.available )
2022-03-11T17:23:06Z
(dc.date.accessioned )
2022-03-11T17:23:06Z
(dc.rights.holder )
Andréa Soares Rocha da Silva
Lidia Eugenia Cavalcante
Luiz Roberto de Oliveira
Raquel de Melo Rolim
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
(dc.publisher.publisher )
Ed. Universitária da UFPE
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24500
(dc.format.extent )
23 p.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Curso de Especialização em Saúde da Família
(dc.subject.decs )
Educação a Distância
Estudos de Avaliação como Assunto
Saúde da Família
(dc.published.previously )
Sim
(dc.rights.type )
Licença própria
(dc.description.abstract )
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". Descreve a oferta do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF), solicitação da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Reflete sobre o uso da Educação a Distância online e fatores relevantes para o sucesso do curso. Os seguintes itens se destacam: criação pela UFC, responsável pelo curso, do NUTEDS/UFC, com cinco coordenações; construção participativa do Projeto Pedagógico do Curso; formação de Professores Conteudistas e Tutores (com atuação a distância e presencial); módulo sobre EaD online para os cursistas (início do curso); uso da transição didática; organização de equipe de produção; cuidados de monitorização conjunta pelas Coordenações de EaD e Tutoria, Pedagógica e de Monitoramento e Avaliação. Informa-se que o NUTEDS/UFC já possuía infraestrutura necessária de TIC, por atender outros projetos do MS (Programa Telessaúde Brasil Redes). Resultado na primeira turma: baixo índice de evasão (inferior a 20%). O curso está consolidado, com outras ofertas já concluídas.
(dc.rights.license )
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
(unasus.learningResourceType )
Capítulo de livro
(dc.title )
Desafios e soluções no desenvolvimento de Curso de Especialização em Saúde da Família do Ceará (CESF), pelo NUTEDS/ UFC
(dc.identifier )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9047
(dc.relation.ispartof )
Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação pe... (ARES/9047)