FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O DÉFICIT NA ADESÃO AO TRATAMENTO NA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA EM ITAQUACETETUBA (SP)
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Diabetes
Doenças Crônicas
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
SALU, Liliane Dos Santos
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-20T13:46:45Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-20T13:46:45Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/25780
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
FERREIRA, Monica Izabel
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
C19.246.099:Complicações Diabéticas
F01.145.488.887:Adesão ao Tratamento
SP2.021:Promoção da Saúde
SP2.021:Promoção da Saúde.
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
Este trabalho relata algumas intervenções a serem colocadas em prática relacionados a adesão ao tratamento por parte dos pacientes com Diabetes Tipo 2 na Unidade de Estratégia da Família no município de Itaquaquecetuba (SP). O tema surgiu após a identificação de uma quantidade significativa de pacientes com complicações da  doença devido a descontinuidade no tratamento, levando a reflexão sobre o processo de acompanhamento de usuários diabéticos realizado na ESF. Tem como objetivos colocar em prática ações que devem estar presentes na atenção ao diabético pela Estratégia Saúde da Família e propor diretrizes para o acompanhamento do usuário diabético pela Estratégia Saúde da Família. Realizou-se uma revisão a partir de levantamento bibliográfico sobre recomendações para o acompanhamento desses pacientes pela Atenção Básica, em especial a Saúde da Família. Os estudos encontrados que abordam o Diabetes Mellitus na Atenção Básica destacam a necessidade de um controle metabólico rigoroso em conjunto com medidas relativamente simples e eficaz para prevenir complicações crônicas do Diabetes Mellitus, ou retardá-las. As Equipes de Saúde da Família possuem um papel importante no controle das doenças crônicas. Finalizando, foi possível verificar que no caso do Diabetes Mellitus, o controle e a prevenção de suas complicações torna-se um desafio para profissionais e usuários, levando em consideração a mudança de hábitos e estilo de vida do portador do Diabetes.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O DÉFICIT NA ADESÃO AO TRATAMENTO NA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA EM ITAQUACETETUBA (SP)