FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PREVALÊNCIA DE USO DE BENZODIAZEPINICOS EM IDOSOS, UMA ABORDAGEM SOBRE O USO CRÔNICO DESSES PSICOTRÓPICOS NO BAIRRO VILA YOLANDA, MUNICÍPIO DE OSASCO/SP.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Domiciliar
Saúde Mental
Saúde do Idoso
(dc.contributor.author )
CARVALHO, Fernando Silva
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-20T13:46:53Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-20T13:46:53Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/25796
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
PERTILE, Karina Cenci
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
C10.228.140.380:Demência.
M01.060.116.100:Idoso
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
Os benzodiazepinicos se tornaram medicações de uso tão comuns na população brasileira, que já são vistos como droga altamente prejudiciais aos brasileiros. Sabe-se que a quandidade de pessoas que recorrem aos ansioliticos é cada vez maior e na população idosa não é diferente, alguns fazem uso simplesmente para dormir, mas se esquecem que existem outras alternativas para esse tipo de problema, além disso desconhecem como a droga causa vício e apresenta riscos elevados para demência, principalemnte o mal de Alzheimer. É importante que a Estratégia Saúde da Familia (ESF) entenda esses riscos e as consequências do uso indiscrimidados para que possa intervir, de maneira eficaz, na tentativa de reduzir a utilização desses medicamentos, oferencendo aos idosos uma alternativa, na qual eles não apresentem alteraçãoes de abstinência e consigam equilibrar o sono saudável. Foram contabilizados um número de 38 idosos, sendo 28 mulheres e 12 homens, todos entre 60 e 90 na bairro de Vila Yolanda, bairro do município Osasco-SP, no periodo entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2109, todos em uso de benzodiazepinicos há mais de 6 meses, e com isto se viu a necessidade de um Projeto de Intervenção (PI), que possa alterar essa prática abusiva entre os idosos de forma geral. A proposta desse PI é oferecer à populaçãodo bairro Vila Yolanda, especialmente aos idosos,  alternativas terapêuticas, como terapias ocupacionais e atividades  fisicas, além de outros medicamentos em substituição aos benzodiazepínicos, que tragam menores prejuízos à saúde, promovendo a melhoria na qualidade de vida dos idosos.  
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
PREVALÊNCIA DE USO DE BENZODIAZEPINICOS EM IDOSOS, UMA ABORDAGEM SOBRE O USO CRÔNICO DESSES PSICOTRÓPICOS NO BAIRRO VILA YOLANDA, MUNICÍPIO DE OSASCO/SP.