FICHA TÉCNICA DO RECURSO
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA POPULAÇÃO ANALFABETA EM USO DE MEDICAMENTOS DE USO CONTINUO
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Medicamentos e Vacinas
Autor
(dc.contributor.author
)
RUFINO, Claudiney Santos
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2022.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-04-25T14:26:48Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-04-25T14:26:48Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de São Paulo
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26158
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt-BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
SILVA, Richardson Augusto Rosendo Da
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
D26:Medicamento
F01.145.209.429:Alfabetismo.
F01.145.488.887:Adesão ao Tratamento
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização para TCC
Resumo
(dc.description.abstract
)
Dentre os pacientes que não aderem ao tratamento medicamentoso continuo os pacientes analfabetos representam uma grande parcela dessa população total. Fatores como baixa escolaridade e nível sócio econômico baixo estão diretamente relacionados a estes números. As consequências são imensuráveis tendo em vista que ocorre um grande prejuízo material para o sistema de saúde e prejuízo humano com elevada morbidade e mortalidade pela não adesão. Existe uma relação de submissão do paciente frente ao profissional de saúde, o paciente que não tem estudo, que não possui a capacidade de se expressar/entender se sente acuado frente ao profissional de saúde. Muitas vezes por medo ou vergonha não falam que não entenderam o que foi dito na consulta ou que não sabem ler aquilo que está escrito na receita médica. Em contrapartida não existe um cuidado por parte da equipe média em identificar estes pacientes para que possam ser abordados de forma diferente, de uma maneira especial. É preciso criar uma forma/modelo de prescrição médica que o paciente analfabeto consiga aderir ao tratamento. Podemos juntamente com esses pacientes desenvolver um modelo, cores e desenhos são de fáceis compreensão, podemos adotar um modelo de receita com bases em pictogramas e tornar uma atenção primária melhor quanto a adesão medicamentosa e, principalmente, diminuindo o sofrimento dessa população e sua morte precoce.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA POPULAÇÃO ANALFABETA EM USO DE MEDICAMENTOS DE USO CONTINUO
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