FICHA TÉCNICA DO RECURSO

AVALIAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL COMO DESAFIO NA ATENÇÃO BÁSICA NO CONTROLE DAS DOENÇAS.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
Andrada, Anna Corina de Andrada Couto e
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-25T14:27:02Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-25T14:27:02Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26183
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
DINIZ, Diego Garcia
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
F01.145.209.429:Alfabetismo.
F01.145.488.887:Adesão ao Tratamento
N02.421.668.778:Receita Médica
SP2.157.108:Acolhimento
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
No Brasil, há várias formas de analfabetismo e o mais comum é denominado analfabetismo funcional, que é a incapacidade de leitura, escrita e interpretação básica, que acomete 1/3 da população brasileira e é um dos maiores obstáculos para o adequado tratamento de uma comorbidade. A incapacidade de ler ou fazer interpretações básicas como em receituários ou identificar caixas de medicamentos gera fracasso do tratamento, permanência do agravo e desenvolvimentos de complicações. As equipes de saúde não estão suficientementes preparadas  para atender os pacientes que possuem essa deficiência ou muitas vezes não possuem o tempo para um acolhimento ideal. A equipe de saúde atuante na zona rural Faú, na cidade de Miracatu percebeu um desafio na comunicação da equipe e do paciente analfabeto funcional assim como o controle de suas comorbidades, o que motivou o desenvolvimento de um projeto de intervenção para essa situa;cao constatada
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
AVALIAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL COMO DESAFIO NA ATENÇÃO BÁSICA NO CONTROLE DAS DOENÇAS.